#MeuPrimeiroAbusoPolicial: uma campanha para denunciar abusos em abordagens policiais

    Hashtag centraliza desabafos de quem sofreu com abusos policiais. A campanha é da Revista Raça

    Campanha compartilha relatos sobre abuso da polícia | Foto: Reprodução/Revista Raça

    Pessoas de diversas cidades brasileiras aderiram à campanha lançada pela Revista Raça, e começaram a postar nas redes sociais relatos sobre a primeira vez que sofreram abusos em abordagens policiais.

    O movimento foi iniciado pela revista no dia 16 de maio, entretanto, o maior número de relatos com a hashtag #MeuPrimeiroAbusoPolicial aconteceu nesta terça-feira (30/5).

    Desde o lançamento da campanha foram postados relatos de abusos de policiais nas cidades de Rio Grande (RS), Belém (PA), Salvador (BA), São Paulo, Osasco e Franca (SP), Governador Valadares (MG), Rio de Janeiro e Barra Mansa (RJ).

    De acordo com a revista, a ideia da campanha é debater a violência policial contra negros. A maioria das publicações é feita por jovens negros do sexo masculino, mas o relato de Rubens Pires Osorio mostra que a campanha vai além da proposta do periódico. “Sou branco, classe média alta, e nem por isso escapei”, diz Osorio no início de sua postagem.

    Embora os relatos sejam publicados no Facebook, existem também compartilhamentos da hashtag no Twitter, que limita a quantidade de caracteres. O jornalista Cesar Gouveia, que postou no Facebook uma história sobre a primeira vez que sofreu abuso da polícia, afirma que achou a hashtag no Twitter.

    Para Gouveia, apesar de expor as pessoas que publicam os relatos, “talvez essa seja a primeira vez que as pessoas se mobilizam para mostrar que os abusos são constantes e de diversas formas”.

    Essa campanha nasceu um ano e meio depois da grande adesão das hashtags #MeuPrimeiroAssédio e #MeuAmigoSecreto, que relatavam situações de assédios sexuais e outras situações machistas.

    Confira alguns relatos:

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas