Militarização da segurança só aumenta a violência, afirma Anistia Internacional

    Para entidade, intervenção no Rio “não foi baseada em dados objetivos”; relatório destaca que Brasil lidera as mortes de jovens negros, pessoas LGBT, defensores de direitos humanos e policiais

    Fuzileiros navais revistam morador na favela Kelson’s, zona norte do Rio | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

    A diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck, disse nesta quarta-feira (21/2) que a intervenção federal na segurança pública do Rio não se justifica tecnicamente nem legalmente. “O Estado não é o líder em mortes violentas no país, nem houve explosão da violência neste Carnaval, como mostram dados oficiais. Não foi uma decisão baseada em dados objetivos”, afirmou Werneck, questionando a decisão do presidente Michel Temer, aprovada pelo Senado na noite da última terça-feira. Para a Anistia, o governo deve explicações à sociedade sobre os objetivos da intervenção federal, sua duração e metas.

    A organização divulgou ontem o Relatório Anual sobre a situação dos direitos humanos no mundo. No capítulo brasileiro, um dos destaques foi justamente a crítica à solução militar quando o problema é segurança pública. O texto ressalta que “o Estado brasileiro falhou na implementação de políticas para redução de homicídios ao optar pela militarização voltada à guerra as drogas e confronto, agravando a já crescente violência letal no país”.

    Dos dados referentes à violência no ano passado, a Anistia divulgou que, entre janeiro e setembro, segundo fontes oficiais, 494 pessoas foram mortas por policiais em serviço no estado de São Paulo, entre janeiro e novembro 1.035 pessoas foram mortas no estado do Rio de Janeiro e, no mesmo período, 148 no Ceará. E foi bastante dura ao concluir que “o Brasil é duplamente responsável pela crescente violência letal no país”. De um lado, por omissão, com o dever de proteger a vida e, de outro, como agente ativo da violência por possuir uma polícia que mata milhares de pessoas todos os anos.

    Uma das prioridades do interventor federal no Rio, o coronel Walter Braga Neto, o saneamento das polícias, também não poder ser considerada justificativa para a medida intervencionista, na opinião da diretora da Anistia. “O Estado já detém os dados de inteligência e as ferramentas legais para reorganizar as polícias. Não é preciso uma medida excepcional para se fazer isso”, criticou.

    Segundo estatísticas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Rio ficou em décimo lugar em número de mortes violentas intencionais em 2016, com taxa de 38 mortes por 100 mil habitantes. Caso fosse uma decisão técnica, o governo federal deveria optar por intervir em Sergipe, por exemplo, que lidera o ranking dos estados mais violentos, com taxa de 64 mortes por 100 mil habitantes, mais que o dobro da média nacional. Ou na Bahia que, em números absolutos, registrou 7.110 mortes violentas intencionais, liderando o ranking do Fórum.

    O relatório da Anistia destaca o crescimento da violência no Nordeste, especialmente ligada a disputas pela terra e recursos naturais. “O Brasil todo vive uma situação crítica em relação ao aumento de homicídios e violências. Os ativistas estão sob ameaça, seja no campo ou nas cidades. O Brasil tem obrigações, conhece o problema e não toma as medidas necessárias”, declarou Jurema Werneck.

    Nunca se matou tantos LGBTs

    O país liderou, em 2017, o número de assassinatos de diversos grupos de pessoas: jovens negros do sexo masculino, pessoas LGBTI, defensoras e defensores de direitos humanos, grupos ligados à defesa da terra, população tradicionais e policiais, aponta o relatório.

    Apenas nos nove primeiros meses de 2017, 62 defensores dos direitos humanos foram assassinados, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a maioria morta em conflitos por terras e recursos naturais. Entre o dia 1º de janeiro e 20 de setembro do último ano, o Grupo Gay da Bahia registrou 277 pessoas LGBTs assassinadas no país, o maior número desde o início da compilação dos dados, em 1980.

    O aprofundamento da crise política, de acordo com a Anistia, serviu como cortina de fumaça para um grave ataque a direitos já conquistados. Mais de 175 projetos de lei que ameaçam os direitos humanos avançaram em sua tramitação. A Anistia destacou a Lei 13.491/2017, aprovada no ano passado, que viola o direito a um julgamento independente e imparcial, na medida em que estabelece que violações de direitos humanos, inclusive homicídio ou tentativas de homicídios, cometidas por militares contra civis sejam julgadas por tribunais militares.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas