Ministério Público denuncia homens que tatuaram testa de adolescente

    Para promotoria, acusados cometeram lesão corporal, ameaça e constrangimento ilegal, já que a vítima foi exposta de maneira humilhante em dois vídeos

    O tatuador Maycon Wesley e o pedreiro Ronildo Moreira foram denunciados pelo MP | Foto: divulgação

    Presos no dia 9 de junho, o pedreiro Ronildo Moreira de Araújo, 29 anos, e o tatuador Maycon Wesley Carvalho dos Reis, 27, que tatuaram a frase “eu sou ladrão e vacilão” na testa de um adolescente, foram denunciados pelo MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo), na quarta-feira (21/6).

    De acordo com o MP, os dois homens são acusados de ofender a integridade corporal ou a saúde da vítima de forma permanente (artigo 129, §2º, artigo IV do Código Penal); de constrangê-la, “mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a não fazer o que a lei manda” (artigo 146) e de ameaçá-la, “por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave” (artigo 147).

    O garoto sofreu a agressão depois de ser apontado como suspeito de uma tentativa de furto da bicicleta de um dos acusados. A tortura foi feita em um dos cômodos da pensão onde os dois vivem. Além de tatuarem a testa do jovem, eles gravaram vídeos em que o adolescente é obrigado a dizer que gostou da tatuagem.

    Jovem ficou desaparecido depois da humilhação | Foto: reprodução

    Oferecida pela promotora de Justiça Giovana Ortolano Guerreiro Garcia, a denúncia foi apresentada à 5ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, no ABC (SP), cidade onde o crime aconteceu, no dia 31 de maio.

    O jovem de 17 anos que foi torturado por Araújo e Reis ficou desaparecido entre o dia do crime e o dia 10 de junho, quando foi encontrado, depois que uma foto e dois vídeos em que ele aparece com a frase tatuada na testa viralizaram nas redes sociais. À Polícia Civil, Araújo e Reis admitiram que torturaram o jovem depois de suspeitarem de que ele havia furtado uma bicicleta.

    Questionada pela reportagem sobre a razão pela qual os dois homens foram denunciados por lesão corporal, constrangimento ilegal e ameaça, que não são crimes hediondos, e não por tortura, Garcia explicou, por meio da assessoria de imprensa do MPSP, que, “em toda a doutrina e jurisprudência analisada pela promotora não foi possível enquadrar o ocorrido no artigo que descreve o crime de tortura, porque este possui requisitos específicos que não poderiam ser aplicados aos fatos”.

    “Quanto às afirmações de que a pena seria leve, toda a gravidade e circunstâncias dos crimes pelos quais foram denunciados serão levadas em conta para a definição da pena pelo Tribunal de Justiça”, afirmou ainda a promotora.

    Para o advogado Ariel de Castro Alves, conselheiro do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), o fato de o MP não ter denunciado Araújo e Reis por tortura “é um retrocesso, já que a tortura é considerada crime hediondo” e os crimes pelos quais eles foram denunciados, não. “No entanto, na somatória das penas desses três crimes, o tempo de prisão pode ser maior. Mas se eles conseguirem absolvição de alguns dos crimes, como os de ameaça e constrangimento ilegal, e forem condenados apenas por lesão corporal, podem ter benefícios quanto ao
    cumprimento de pena”, pondera.

    “Na tortura o início de cumprimento de pena é em regime fechado por ser crime hediondo, na lesão corporal não. Além disso já podem conseguir o benefício de responder ao processo em liberdade. Seria mais difícil conseguirem esse benefício se fossem processados por tortura, por ser crime hediondo”, completa Alves.

    Leia também:
    Pedreiro que tatuou “ladrão” em testa de jovem já cumpriu pena por roubo
    Jovem torturado com tatuagem na testa é encontrado
    Homens são presos depois de tatuar testa de adolescente por vingança

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas