‘Sou racista mesmo, e daí?’, diz motorista a mulher negra

    A Ponte teve acesso à gravação do caso que aconteceu na Praça da República; depois de discutir com a vítima, a mulher que dirigia o carro quase atropelou um policial

    “Sou racista sim”. A frase é dita por uma mulher branca e loira, dentro de seu carro. Ela ainda aponta as mãos para a pele e xinga um pedestre. A Ponte recebeu um vídeo em que a motorista está na Praça da República, no centro de São Paulo, e começa a ofender uma jovem que estava na rua. Essa jovem, que é quem grava o vídeo, é negra.

    Pelas imagens, é possível perceber que as duas começaram a discutir porque a motorista parou sobre a ciclovia que existe no entorno da praça. O vídeo começa quando a discussão já está acontecendo e é possível ouvir nos primeiros segundo a mulher falando em tom pejorativo: “neguinha”. A jovem que estava gravando indaga: “Ah, você é racista?”. E ela responde: “Sou racista, sim, e daí?”.

    Na sequência, não é possível identificar as palavras, mas a mulher acelera e sai xingando, quando mais para frente para novamente em outro local com tráfego intenso de veículos. Um outra gravação, colocado junto ao primeiro vídeo, mostra a mulher sendo abordada por policiais militares que estavam auxiliando no trânsito. Ela resiste à ordem de parada, acelera seu carro mais uma vez e quase atinge um PM.

    A reportagem consultou os dados da placa do carro, que é de Guarulhos, cidade na Grande São Paulo.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas