NegoVila Madalena: artista plástico, rapper e skatista. Morto com um tiro por PM de folga

    Amigos de Wellington Copido Benfati, conhecido como NegoVila Madalena, afirmam que ele era um ícone cultural no bairro paulistano; em resposta ao assassinato, artistas pintaram Beco do Batman de preto e com frases pedindo justiça

    NegoVila Madalena foi morto na madrugada do último sábado (28/11) por um PM de folga | Foto: Reprodução/Instagram

    A Vila Madalena, na zona oeste da cidade de São Paulo, acordou em luto no fim de semana. Os famosos grafites do Beco do Batman deram lugar a uma parede com tinta preta e frases pedindo justiça pelo assassinato de um dos artistas mais queridos do bairro: Wellington Copido Benfati, conhecido como NegoVila Madalena.

    NegoVila foi morto com um tiro após tentar apartar uma briga frente a uma distribuidora de bebidas no bairro. O tiro foi disparado pelo sargento PM Ernest Decco Granaro, 34 anos, que foi preso em flagrante por homicídio, conforme confirmou a Secretaria da Segurança Pública.

    Artistas escreverem homenagens para NegoVila no Beco do Batman | Foto: Reprodução/Instagram

    O caso foi registrado pelo 14º DP (Pinheiros), às 4h48 do sábado (28/11), que apura os fatos, assim como a Polícia Militar, que instaurou um Inquérito Policial Militar. O PM Decco foi encaminhado ao presídio militar Romão Gomes, na zona norte da cidade. O PM estava de folga.

    Leia também: Homicídios de pessoas negras aumentaram 11,5% em onze anos; os dos demais caíram 13%

    Segundo a versão narrada no boletim de ocorrência, os PMs que levaram o caso Wander Luiz Riehl e Valeska de Almeida Scarenallo estavam patrulhando e ouviram dois estampidos. Foram para o local dos tiros, o bar Royal Bebidas, situado entre as ruas Deputado Lacerda Franco e Inacio Pereira da Rocha.

    Ainda de acordo com o registro policial, o PM Wander abordou o PM Decco, com a arma na mão e pedindo para ele levar às mãos à cabeça, quando Decco, “se mostrando calmo” se identificou como policial militar.

    Decco não cumpriu as ordens do PM Wander, então o PM em serviço precisou agir para desarmar o PM de folga. Decco continuou sem cumprir as ordens feitas pelos PMs que conduziam a ação e precisou ser algemado.

    O PM Ernest Decco Granaro | Foto: Reprodução

    Segundo o boletim de ocorrência, NegoVila chegou com vida no PS da Lapa, mas morreu durante o atendimento médico. As algemas foram retiradas de Decco com a chegada do tenente Cesar.

    No termo de interrogatório feito na delegacia, Decco afirmou que teria evitado que alguém furtasse o violão de um amigo que o acompanhava, com quem diz formar uma dupla de música amadora que se apresenta em bares da região. Depois de desfeita a confusão, pessoas teriam voltado à falar com o PM, perguntando se ele seria advogado do amigo.

    Ainda no interrogatório, Decco diz ter sido agredido fisicamente na sequência, indo ao chão após tomar uma gravata. O PM também disse que foi cercado por várias pessoas que bateram em sua cabeça e tentaram pegar sua arma. Ele diz que NegoVila o atacou e que atirou para “repelir a agressão”, informando ainda que não saberia precisar se atirou para cima ou para baixo e que não sabia quantos disparos deu. O boletim de ocorrência informa que duas testemunhas confirmaram a versão.

    Apesar disso, outras quatro testemunhas disseram à delegada que Decco atirou sem acertar NegoVila, mas, após o músico estar no chão, Decco disparou a segunda vez. As testemunhas afirmaram que Decco não atirou uma terceira vez porque uma das testemunhas se jogou no chão para proteger o corpo de NegoVila.

    Leia também: Pessoas negras sofrem de 3 a 7 vezes mais punições da polícia do que brancas, aponta pesquisa

    A delegada Lethicia Faria Fadel afirmou que nenhuma das pessoas ouvidas soube precisar o motivo do início da confusão, registrando o caso como homicídio e solicitando que Decco fosse enviado para o presídio Romão Gomes. Decco é segundo sargento na 3º Companhia do 13º Batalhão Metropolitano da PM paulista. A reportagem tentou contato com a defesa do PM, mas ainda não obteve retorno.

    No domingo (29/11), o juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva de Decco por homicídio.

    Ponte conversou com uma das testemunhas que depôs na delegacia. A analista administrativa Luana Cruz de Campos, 37 anos, detalhou como NegoVila foi morto pelo PM. Ela contou que, antes da confusão, estava conversando com uma amiga no local.

    Foto: Reprodução/Instagram

    “Eu fiquei de costas conversando com ela. Quando virei, a confusão tinha começado. Não vi o que aconteceu, mas a galera disse que o Nego foi defender um amigo. Quando vi a confusão, fui tentar tirar o Nego de lá, mas ele me afastou. Tinha várias pessoas no meio da confusão e aí ouvimos um tiro para o alto. A galera começou a correr e, logo depois, escutamos outro tiro. Fiquei procurando o Nego e foi aí que vi ele no chão”, contou Luana.

    Nesse momento, a analista foi em direção ao músico e viu o PM apontando a arma para o peito dele. “Foi aí que me joguei em cima do Nego, pedindo por favor não para que ele não atirasse mais. O PM saiu do nosso lado e aí que o Nego me disse que foi baleado, fiquei do lado dele pedindo para ele não fechar o olho, até o socorro chegar”.

    A assistente parlamentar Mariana Judica, 30 anos, também é uma das testemunhas do caso e conversou com a Ponte. Ela contou que o grupo tomava a saideira, “com muita alegria e tranquilidade”, quando uma discussão começou.

    NegoVila também era skatista | Foto: Reprodução/Instagram

    “Foi quando o Nego, por ser sempre tão protetor e ter o respeito de todos nós, que somos cria da sensibilidade e paz, pediu para que a briga parasse, pois ali era um lugar para confraternizarmos”, detalhou. “O PM nem estava participando da briga, deferiu um soco no rosto de Nego, sem motivo algum, e ele revidou. Naquele momento, todos entramos em uma briga generalizada”.

    Mariana afirmou que o policial agiu de forma “despreparada” e “friamente”, atravessando a rua e atirando para o alto. “Quando ele atirou, todos saímos correndo. O Nego fico na frente dele, com os braços abertos, rendido e pedindo paz. Quando o Nego se afastou, tropeçou e caiu no chão, aí o PM fez o disparo da morte”.

    Na delegacia, enquanto as testemunhas faziam o relato, contou Mariana, o PM Decco estava sem algemas “comendo e tomando refrigerante como se estivesse ali de vítima”.

    Foto: Reprodução/Instagram

    Para Mariana, NegoVila Madalena era “pura cultura”. “Ele sempre nos mostrou que a cultura salvava vidas. Em todos os projetos culturais do nosso bairro tinha um pouco do Nego”.

    Amigos e admiradores de NegoVila Madalena prometem não deixar a morte do artista ser esquecida e realizarão atos ao longo dos próximos dias cobrando justiça pelo artista, consideram um ícone cultural da região.

    Artista plástico, NegoVila era rapper, skatista, grafiteiro e ajudava em produções de filmes de cinema e comerciais. Deixou uma filha de 9 anos.

    Leia também: Naninho tinha 12 anos e o sonho de ser MC. Foi visitar um primo e acabou morto com um tiro no pescoço

    Em entrevista à Ponte, Neg, 39, integrante do grupo de rap Família Madá e amigo de infância de NegoVila, lamentou o assassinato do artista. “Ele era o meu melhor amigo, nos conhecíamos desde os 11 anos. Ele me ensinou a andar de skate, o maluco era original, era um maluco daora de verdade. Era único. O NegoVila era tudo para a Vila Madalena. O Nego é amigo de todo mundo, sempre foi amado por todo mundo”.

    Neg estava com NegoVila na noite do assassinato, mas foi embora no começo da madrugada. “O Nego morava aqui comigo, com outro amigo e a minha mãe. Naquele dia, fomos para o samba porque um amigo ia tocar um samba em um bar da rua Fradique Coutinho”.

    Apoie a Ponte!

    “Eu tinha sofrido um acidente mais cedo, batido a cabeça, então não fiquei muito. Chamei ele para vir comigo quando vim embora, mas aí ele disse que ia ligar para a minha mãe para saber se ela queria alguma coisa. Fui embora e ele ficou lá”, lamentou Neg.

    ATUALIZAÇÃO: Esta reportagem foi modificada às 0h32 do dia 1/12/2020 para incluir informações relacionadas no boletim de ocorrência do crime.

    ATUALIZAÇÃO 2: Esta reportagem foi modificada às 15h27 do dia 1/12/2020 para incluir informações do Termo de Interrogatório prestado por Decco na delegacia.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    8 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] By Caê Vasconcelos | Ponte Jornalismo. […]

    trackback

    […] um ato marcava o sétimo dia do assassinato de Wellington Copido Benfati, o NegoVila Madalena, morto pelo sargento PM Ernest Decco Granaro, 34 anos, que estava de folga, na Vila Madalena na madrugada de 28 de […]

    trackback

    […] Segundo testemunhas, ele tentava apartar uma briga, quando um dos envolvidos (um policial à paisana) sacou uma arma e atirou em NegoVila, que estava desarmado e não oferecia qualquer ameaça. Uma viatura estava próxima ao local, agentes ouviram os disparos e ao chegar, mandaram o policial Ernest Decco Granaro largar a arma, já que havia cometido um crime e estava em flagrante. O policial se recusou a entregar a arma, desobedeceu às ordens e resistiu à prisão. […]

    trackback
    3 anos atrás

    […] NegoVila Madalena: artista plástico, rapper e skatista. Morto com um tiro por PM de folga […]

    trackback

    […] sargento da Polícia Militar Ernest Decco Granaro, 34 anos, preso em flagrante pela morte do artista plástico e montador de palcos Wellington Copido Benfat…, conhecido como NegoVila, 40, consta como averiguado (autor e vítima no processo) em ao menos […]

    trackback

    […] sargento da Polícia Militar Ernest Decco Granaro, 34 anos, preso em flagrante pela morte do artista plástico e montador de palcos Wellington Copido Benfati, conhecido como NegoVila, 40, consta como averiguado (autor e vítima no processo) em ao menos […]

    trackback

    […] By Caê Vasconcelos | Ponte Jornalismo. […]

    mais lidas