No centro de SP, policiais transformam ciclofaixa em estacionamento

    Morador do bairro da Bela Vista reclama que desde 2016 o 11º Batalhão da PM invade a pista das bikes

    Viatura do 11º BPM estacionado em ciclofaixa da Rua da Abolição, neste domingo (27/9) | Foto: Carlos Eduardo Nogueira

    O professor universitário Carlos Eduardo Nogueira, 45, procurou a Ponte para denunciar o uso irregular da ciclofaixa da Rua da Abolição, na região central de São Paulo, por policiais do 11º Batalhão da PM. “Desde que foi inaugurada, por volta de 2016, eles estacionam as viaturas ali”, afirma.

    Carlos fotografou e gravou, na manhã deste domingo (27/9), uma viatura invadindo a via. Em um vídeo, um ciclista passando pelo local desvia do veículo para seguir o caminho.

    “Eu costumo usar essa ciclofaixa como meu principal trajeto e porque faz conexões importantes com regiões da cidade, como [o bairro] a Liberdade e [Praça da] República”, explica o professor. “Daí a gente é obrigado a passar por outros trechos, ali pela [rua] Humaitá para não ter risco”, prossegue.

    Ele também registrou na terça-feira (22/9) viaturas estacionadas na ciclofaixa do Viaduto Condessa de São Joaquim, também na região central, e interditada com uso de cones.

    Viaturas estacionadas no Viaduto Condessa de São Joaquim, no dia 22/9 | Foto: Carlos Eduardo Nogueira

    Em outubro de 2019, a Ponte já havia denunciado o uso irregular, conforme a postagem abaixo.

    De acordo com o artigo 181 do Código Brasileiro de Trânsito, estacionar em ciclofaixa ou ciclovia é considerada infração grave sujeita a pagamento de multa de R$ 195,23.

    O que diz a PM

    Em nota, a assessoria de imprensa da PM informou que “em situações específicas, carros policiais, ambulâncias e veículos de combate a incêndio dispõem de livre tráfego e estacionamento quando em atendimento e devidamente identificados” e que o caso denunciado pela reportagem será apurado, uma vez que a corporação também é submetida às mesmas normas do Código Brasileiro de Trânsito.

    A assessoria também ressalta que denúncias devem ser feitas pelo canal Fale Conosco do site da PM e que devem ser informados número da viatura, a data e horário do fato para apuração.

    A reportagem também questionou a Prefeitura de São Paulo a respeito da denúncia. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou, em nota*, que “faz rondas periódicas pela região e, caso constatada a irregularidade, o agente entra em contato com o policiamento para verificar a circunstância do estacionamento e solicitar a remoção imediata do veículo”.

    *Reportagem atualizada às 19h16, de 27/9/2020, para incluir posicionamento da CET.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas