No Dia da Independência, artistas negros lembram que escravidão não acabou

    ‘Apagamentos’ traz visão crítica sobre o que significa ser independente, propõe reflexão sobre a permanência da escravidão e o racismo no processo de construção do Brasil

    Performance “Apagamentos” no Museu do Ipiranga | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”, diz o hino nacional em referência ao local onde D. Pedro I teria realizado o Grito da Independência, em 1822. No local, no bairro do Ipiranga em São Paulo, estão o Parque da Independência – em referência à data comemorada nesta sexta-feira (7/9) – e o Museu do Ipiranga – que, em dificuldades financeiras, está fechado para reformas desde 2013.

    Performance “Apagamentos”: negros provocam plateia sobre a permanência da escravidão | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Mas se a independência do Brasil foi orquestrada e realizada por um grupo de privilegiados brancos, que libertou o país da condição de colônia, mas manteve os negros escravizados, estamos falando de liberdade para quem, afinal? Essas são algumas das inquietações propostas pelas atrizes e atores negros que participaram da performance “Apagamentos”, sob direção, dramaturgia e concepção de José Fernando Peixoto de Azevedo. A intervenção fez parte da programação “Museu do Ipiranga em Festa”, evento realizado pelo Sesc-SP em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

    Independência para quem? | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Durante toda a performance, a pergunta se colocava: “Quais são os vínculos entre independência e escravidão? A permanência da escravidão e a ideia de nação que apagou a nação. Da abolição, o apagamento.”

    A escravidão continua na violência diária contra corpos negros | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Durante cerca de trinta minutos, os treze performers caminharam pelo jardim do antigo Palácio da Família Real Portuguesa – hoje Museu do Ipiranga – com trajes de festa coloridos. Em fila indiana, a partitura corporal retomava imagens de exploração e violência, apostando na técnica de estranhamento brechtiano.

    Performance “Apagamentos”. Data: 07/07/2018. Local: Museu do Ipiranga-SP. Foto por Sérgio Silva.
    Em seguida, o grupo convidava o público para uma fotografia “oficial”, anunciando uma espécie de festa ou celebração. A ação terminou com a leitura de textos de Lima Barreto, Luís Gama, Machado de Assis, entre outros, e com um brinde com champagne.
    Performance de “Apagamentos” homenageia Luis Gama | Foto: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas