Evento debate feminismo e violações contra a mulher no sistema judiciário

    Por Karla Dunder

    “NósOutras” é uma iniciativa da Anistia Internacional em parceria com o movimento Mães de Maio, o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), a INNPD (Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas) e a Matilha Cultural

    20160505-Caramante-MatilhaCultural
    “NósOutras” é um evento cultural que integra debates sobre feminismo e violações contra a mulher no sistema judiciário

    Até domingo (7/05), a Matilha Cultural recebe a programação “NósOutras – Nenhuma Fica para Trás”, uma série debates das redes feministas às pautas de violações institucionais de gênero, especialmente dentro do sistema de justiça criminal.

    No marco dos 10 anos dos crimes de maio de 2006, que deu origem ao movimento Mães de Maio, o evento reúne mães que perderam seus filhos em execuções policiais, pesquisadoras, ativistas, comunicadoras e interessadas em debater violência policial, encarceramento feminino e a relação entre gênero, raça e a política de guerra às drogas.

    Apresentações musicais de DJs e MCs, oficinas com blogueiras feministas sobre transexualidade, dança, cabelo, sling e um bazar com mais de 15 expositoras de roupas, comidas vegetarianas, acessórios, tatuagem completam a programação. O evento é gratuito, 100% realizado por mulheres e uma parcela da renda das vendas do bazar será destinada ao movimento Mães de Maio.

    “NósOutras” é uma iniciativa da Anistia Internacional em parceria com o movimento Mães de Maio, o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), a INNPD (Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas) e a Matilha Cultural.

    De acordo com Rebeca Lerer, da Anistia Internacional, o objetivo do “NósOutras” é promover um espaço de fortalecimento de ações e de diálogo entre pessoas, redes e instituições que atuem com pautas feministas, anti-racistas, contra a violência policial e a seletividade penal e por uma cultura ampla de direitos humanos.

    PROGRAMAÇÃO

    Sexta, dia 06/05 

    Debate: 16h–18h: “Encarceramento Feminino”, com Lucia Sestokas (ITTC), Quéli Nacif, Natália Padovani e Luciana Zaffalon
    Debate e lançamento da INNPD em São Paulo: 18h30 – 21h30 “Guerra às Drogas: uma guerra contra muheres pretas”, com Nathália Oliveira (INNPD), Dina Alves. 

    DJs (17h-21h)

    MC Souto

    Vivian Marques

    Cashu

    Show (21h-22h)

    Liga do Funk com Mc Cacau Rocha, Mc Nicky, Mc Niih, Mc Mano Feu e Mc Ysa.

    Sábado, dia 07/05 

    Oficina I: 14h-18h- Blogueiras com Vanessa Rodrigues e Jarid Arraes: Roda de conversa propositiva sobre pauta de produção de conteúdo dos temas discutidos no evento e ações futuras, com a ideia de dar mais enfoque no assunto entre blogueiras feministas.

    15h-16h- Oficina II: Sling

    16h-17h – Oficina III: Oficina de Tullmas bolivianas: Coletivo Base Warmis Convergência de Culturas de mulheres imigrantes

    Roda de conversa: 18h30-20h30 “Travestilidade e Transexualidade”,com Ariel Nolasco sobre realidades e experiências de mulheres trans e travestis dentro da perspectiva de marcadores sociais como gênero, raça e classe.

    DJs (14h-22h)

    • Mya Rovick (Burkamina)
    • Ju Mineira
    • Nat Jako
    • Astrid Hage
    • Nanã e Lioness Venturah
    • Gabi Ubaldo
    • Yule Mansur

    O Bazar NósOutras funciona na sexta (06/05) e no sábado (07/05), das 12h-22h.

    Serviço

    Data: 6 e 7 de maio de 2016

    Local: Matilha Cultural

    R. Rego Freitas, 542 – República

    Entrada: livre e gratuita

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas