“O despejo de 30 mil pessoas será um caos para Belo Horizonte”

    Oito mil famílias correm o risco de despejo na capital mineira. “Vamos permanecer juntos dentro de casa, não vamos sair, porque não há alternativa”, afirma coordenadora de uma das ocupações

     

     

    Por Alessandra Dantas, especial para a Ponte Jornalismo

    Vídeo: Otávio Zonatto

    Oito mil famílias correm o risco de despejo na região Norte de Belo Horizonte (MG). Em setembro, a justiça mineira autorizou a reintegração de posse das ocupações Izidora (Rosa Leão, Esperança e Vitória), localizadas na Mata do Izidoro. A retirada dos moradores poderá ocorrer quando o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) publicar oficialmente a ordem judicial. A proprietária do terreno é a Granja Werneck Sociedade Anônima.

    A assessoria jurídica das ocupações já sinalizou que recorrerá da decisão e as famílias vêm resistindo à ordem de despejo. Segundo a coordenadora da ocupação Rosa Leão, Charlene Cristiane, a resistência significa a permanência unificada no território de forma pacífica. “Para a polícia tirar a gente, eles vão ter que fazer o uso da força. Sabemos como será a repressão, mas vamos permanecer juntos dentro de casa, não vamos sair, porque não há alternativa”, afirma.

     

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas