PCC usa Facebook e YouTube como ferramenta de propaganda

    Para o MPE (Ministério Público Estadual), a “sintonia dos gravatas” do PCC criou a página “Pena Degradante” com um objetivo: divulgar falsas notícias de maus-tratos no sistema prisional paulista

    Caramante
    Canal no YouTube usado pela facção criminosa para denunciar problemas no sistema prisional de São Paulo – Imagem: Reprodução

    O braço jurídico da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), conhecido como “Sintonia dos Gravatas”, criou uma página na rede social Facebook e na plataforma de vídeos YouTube para denunciar o que classifica de maus-tratos contra presos nas penitenciárias e CDPs (Centros de Detenção Provisória) de São Paulo.

    A descoberta foi feita pela Polícia Civil em Presidente Venceslau (a 629 km da capital), no oeste do Estado, durante as investigações da Operação Ethos. Os trabalhos de apuração policial identificaram 54 pessoas, entre elas 39 advogados, acusadas de envolvimento com a maior facção criminosa do país. Os envolvidos tiveram a prisão preventiva decretada e foram denunciados à Justiça.

    Caramante
    Canal no YouTube usado pela facção criminosa PCC – Imagem: Reprodução

    A citação da criação da página intitulada “Pena Degradante” no Facebook consta em e-mail endereçado a Valdeci  Francisco da Costa, o CI ou Cérebro, apontado como chefe do braço jurídico do PCC. A mensagem telemática foi interceptada com autorização judicial.

    O e-mail traz informações codificadas, mas a Polícia Civil descobriu que a página foi criada com a ajuda de dois advogados chamados de R27 e R.28. A letra R significa “recursistas”, ou seja, advogados que entram com recursos na Justiça visando benefícios à liderança do PCC.

    A maioria dos líderes da organização criminosa está recolhida na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau e no CRP (Centro de Redaptação Penitenciária) de Presidente Bernardes. Segundo a Polícia Civil, o R27 é a advogada Vanila Gonçales e o R28, o irmão dela, Davi Gonçales.

    Caramante
    Página “Pena Degradante”, no Facebook, era usada por advogados do PCC para divulgar problemas no sistema prisional de São Paulo – Imagem: Reprodução

    Os dois também são acusados de cooptar o ex-vice-presidente do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), Luiz Carlos dos Santos, para fazer denúncias falsas contra policiais e desestabilizar as forças de segurança no Estado.

    Santos também foi preso na Operação Ethos. Ele confessou a participação no esquema. E contou que recebia R$ 5.000,00 mensais da facção criminosa. De acordo com a Polícia Civil, ele foi ameaçado de morte na Penitenciária 1 de Presidente Venceslau, onde está recolhido desde o dia 22 de novembro deste ano.

    O mesmo e-mail que cita a criação da página “Pena Degradante”  também menciona que Vanila e Davi vão entregar para Santos um aparelho com o sistema operacional Android para que os três possam trocar mensagens criptografadas, dificultando eventuais interceptações.

    A página “Pena Degradante” ainda está no ar. Ela mostra vídeos feitos no ano passado pelos presos nos CDPs de Guarulhos (Grande São Paulo), Belém 1 e Belém 2 (zona leste de São Paulo). Essas unidades abrigam detentos integrantes do PCC.

    Os presos usaram aparelhos de telefone celular para realizar as filmagens. Nas imagens aparecem os detentos em celas superlotadas, dormindo em redes por falta de espaço, e detentos abandonados em macas nos pátios e outros com doenças de pele.

    Nas gravações, os presidiários reclamam que em celas com capacidade para 12 homens existem ao menos 70. Também se queixam da falta de água, das condições de higiene e da alimentação estragada.

    Um dos presos diz que “é impossível recuperar ou reeducar  alguém nessas condições”.  No e-mail enviado para Cérebro, o remetente diz que quanto mais visualização tiver a página “Pena Degradante”, melhor será,  inclusive no YouTube. Um dos vídeos no canal foi visualizado por 243 mil, até a manhã desta segunda-feira (19/12) 

    Para o MPE (Ministério Público Estadual), a “sintonia dos gravatas” do PCC criou a página “Pena Degradante” com um objetivo: divulgar falsas notícias de maus-tratos no sistema prisional paulista.

    Página na internet

    Caramante
    Página com post feito por advogado apontado como integrante do PCC – Imagem: Reprodução

    Em um e-mail interceptado pela Operação Ethos, policiais civis descobriram também que o PCC usava a página Sociedade Justa (www.sociedadejusta.com.br), onde há um banner com uma espécie de anúncio do Condepe, para propagandear suas articulações contra a política prisional no Estado de São Paulo.

    A mensagem eletrônica partiu da conta usada pelo advogado Davi Gonçales ([email protected]) para o e-mail da também advogada Anna Fernandes Marques ([email protected]) e, segundo Gonçales, devia ser retransmitida ao detento Paulo Cézar Nascimento Júnior, o Paulinho Neblina, um dos 12 membros do Conselho Deliberativo do PCC.

    O e-mail era um retorno de Gonçales para Paulinho Neblina sobre um post (http://sociedadejusta.com.br/punicao-coletiva-no-presidio-de-mirandopolis-1-interior-de-sp/) no qual tratou de uma punição da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) contra detentos da Penitenciária de Mirandópolis (a 594 km da capital).

    A publicação foi acompanhada de um ofício do Condepe, órgão no qual o PCC cooptou o então vice-presidente Luiz Carlos dos Santos, para promover vistorias em unidades prisionais indicadas pela facção criminosa. O documento é assinado por Rildo Marques de Oliveira, presidente do Condepe.

    Caramante
    Página com post feito por advogado apontado como integrante do PCC – Imagem: Reprodução
    Caramante
    Cópia de ofício emitido pelo então presidente do Condepe, Rildo Marques, foi colocado em post feito por advogado do PCC, segundo a Polícia Civil em Presidente Venceslau, interior de SP – Imagem: Reprodução

     

    Caramante
    Página Sociedade Justa tem banner do Condepe. Segundo a Polícia Civil, site foi usado pelo PCC – Imagem: Reprodução

      

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    4 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] sympathy, Primeiro Comando da Capital also circulates photos and videos on Facebook and YouTube denouncing the mistreatment of prison inmates. These videos are often distributed by the faction’s legal arm, the Sintonia […]

    trackback

    […] Primeiro Comando da Capital also circulates photos and videos on Facebook and YouTube denouncing the mistreatment of prison inmates. These videos are often distributed by the faction’s legal arm, the […]

    trackback

    […] Primeiro Comando da Capital also circulates photos and videos on Facebook and YouTube denouncing the mistreatment of prison inmates. These videos are often distributed by the faction’s legal arm, the […]

    trackback

    […] Primeiro Comando da Capital also circulates photos and videos on Facebook and YouTube denouncing the mistreatment of prison inmates. These videos are often distributed by the faction’s legal arm, the […]

    mais lidas