‘Pedido de impeachment de Bolsonaro é em defesa das vidas’, diz advogada

    Coalizão Negra por Direitos protocolou o 56º pedido de impedimento contra o presidente da República, o primeiro na história do movimento negro

    Pedido de impeachment foi entregue nesta quarta-feira | Foto: Ana Flavia/Coletivo Duca

    Nesta quarta-feira (12), a Coalizão Negra por Direitos protocolou o 56º pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, no Distrito Federal. A frente que reúne mais de 150 organizações do movimento negro aponta crimes de responsabilidade na violação dos direitos individuais e sociais por negligência ao combate à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus.

    O pedido de impedimento também ressalta a insuficiência de medidas que deveriam ter sido implementadas pela equipe de Bolsonaro em benefício das populações mais vulneráveis como os negros, pobres, empregadas domésticas e trabalhadores informais e as comunidades tradicionais como as quilombolas.

    A advogada de direitos humanos Sheila de Carvalho destaca que é a primeira vez que um movimento negro organizado brasileiro solicita o impeachment de um presidente da República e que se trata de proteção às vidas. “Estamos aqui em um dia histórico. É a primeira vez que um movimento negro organizado, no âmbito da Coalizão Negra por Direitos, faz a solicitação de um impeachment contra um presidente. O processo envolveu advogados e advogadas, militantes, e se trata de mais do que um pedido de impedimento de exercício do cargo, é um pedido em defesa das vidas”, afirma.

    No início desta tarde, após a apresentação do 56º pedido de impeachment, manifestantes se reuniram em ato simbólico no gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional e entre os ministérios da Justiça e da Saúde.

    De forma simultânea e online, no Twitter, a Coalizão Negra também convocou um “twittaço” para chamar atenção do Congresso e da opinião pública sobre a solicitação de impedimento de exercício do cargo, com as hashtags #CoalizãoNegraPeloImpeachment e #ForaGenocida.

    100 mil mortos e 3,1 milhões de infectados

    Até às 8h deste dia 12 de agosto, o Brasil registrou 103.118 mortes por Covid-19, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de infectados confirmados em todo o país é de 3.114.287.

    Após declarações como “Sou Messias, mas não faço milagre” e “Não sou coveiro”, feitas por Bolsonaro no decorrer do avanço da pandemia no país, na quarta-feira passada (6), ao comentar sobre a proximidade da marca de 100 mil mortes, o presidente afirmou que é preciso “tocar a vida”.

    “A gente lamenta todas as mortes, já está chegando ao número 100 mil, talvez hoje. Vamos tocar a vida. Tocar a vida e buscar uma maneira de se safar desse problema”, disse Jair Bolsonaro, ao lado de Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde.

    Reportagem publicada originalmente no Alma Preta

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas