x
Legenda Teste

Ajude a Ponte

Você sabe que a Ponte está do seu lado. Mas, além de coragem, a nossa luta pela igualdade social, racial e de gênero precisa de recursos para se manter. 

Com uma contribuição mensal ou anual, você ajuda a manter a Ponte de pé. Além disso, garante acesso aos bastidores da nossa redação e uma série de benefícios.

Ajude a Ponte

Perto dos 30 anos de estrada, Racionais ganham mostra com 500 itens sobre a história do grupo

31/05/17 por Juca Guimarães

Compartilhe este conteúdo:

Com entrada gratuita no espaço Red Bull Station, na praça da Bandeira, centro de São Paulo, evento começará na sexta-feira (2/06) e vai até o dia (10/6)

Klaus Mitteldorf/Divulgação

Ice Blue, Edi Rock, KL Jay e Mano Brown são os Racionais MCs

A história do Hip Hop no Brasil tem como gênesis os encontros que aconteciam nos anos 1980 na estação São Bento do Metrô, região central da capital. Foi ali que dançarinos de break, DJs, grafiteiros e MCs uniram a cultura de rua vinda dos EUA com a realidade brasileira.

Quatro frequentadores daquelas tardes de ritmo e poesia na São Bento formaram o grupo Racionais MC’s, responsável por colocar o rap no coração e nas mentes de várias gerações de jovens. Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay e a sua carreira no Hip Hop agora são tema da Exposição “Racionais MC´s: Três Décadas de História – RBMA SP”, que abre nesta sexta-feira, dia 2, no espaço Red Bull Station.

São mais de 500 itens em exposição que contam a história da banda que, por diversas vezes, revolucionou a cena que eles mesmos ajudaram a criar. O acervo reunido para essa mostra inédita conta com fotos, vídeos e clipes originais, além de roupas e objetos pessoais dos integrantes. O público poderá ver também elementos cenográficos usados nos shows e peças clássicas, como o primeiro mixer do DJ KL Jay.

A exposição tem curadoria de Fernando Velázquez, curador e diretor artístico do Red Bull Station, e conta com a colaboração do repórter André Caramante, da Ponte Jornalismo e que acompanha a trajetória da banda; do fotógrafo Klaus Mitteldorf, responsável pelas fotografias de capa de vários álbuns do grupo; e da manager e ativista Eliane Dias, da produtora Boogie Naipe.

 “Uma das principais ideias é poder mostrar como o Racionais MC’s, perto de completar 30 anos de caminhada, segue relevante na música brasileira e na vida de milhões de pessoas. Eles seguem inspirando as pessoas que ouvem seus raps”, diz Caramante.
A mostra sobre a trajetória dos Racionais MC´s acontece a menos de dois quilômetros da estação São Bento do Metrô, marco zero do rap na cidade, e tem entrada gratuita. O jeito mais rápido de chegar é descer na estação Anhangabau ou pelo terminal de ônibus da praça da Bandeira. O endereço é Praça da Bandeira, nº 137. A mostra ficará aberta diariamente, das 11h às 20h, de 2 a 10 de junho.
Caramante

Mostra sobre a trajetória dos Racionais MC´s começará sexta-feira (2/06) e irá até o dia 10/06 – Foto: Klaus Mitteldorf/Divulgação

No dia 5/06, KL Jay, Edi Rock, Ice Blue e Mano Brown farão uma espécie de palestra com fãs. O evento começará às 19h, tem previsão de duas horas de duração e será transmitido ao vivo pelo Facebook, já que as vagas para o evento estão esgotadas. A troca de ideias com os fãs terá a mediação do repórter André Caramante.

Confira a programação completa do Red Bull Music Academy Festival São Paulo 2017 aqui.

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

 

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo:

>