PM afasta policiais envolvidos na morte de carroceiro em São Paulo

    Caso aconteceu em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, na noite desta quarta-feira (12/07). Ricardo Silva Nascimento, de 39 anos, morreu no local

    José Marques Medalhano, de 23 anos, é apontado por testemunhas como autor dos disparos | Foto: Reprodução do Facebook

    Dois policiais militares envolvidos na morte do carroceiro Ricardo Silva Nascimento, o Negão, de 39 anos, foram afastados pela SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo). O caso aconteceu na noite do dia 12/7 em frente a um supermercado de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

    Um dos afastados é José Marques Medalhano, de 23 anos, apontado por testemunhas como o autor dos disparos contra Negão. Medalhano não tem histórico de denúncias feitas à Ouvidoria das Polícias de São Paulo.

    Além dos dois PMs, os integrantes da guarnição de Força Tática que prestou apoio na ocorrência também foram afastados, direcionados para serviços administrativos, enquanto o caso é apurado. Foi instaurado inquérito policial militar no 23º BPM.

    “O DHPP (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa) instaurou inquérito, ouviu testemunhas e encaminhou a arma do PM envolvido na ocorrência para perícia. A polícia irá analisar imagens de câmeras a segurança da região”, explicou a SSP, em nota à imprensa.

    A Ponte Jornalismo solicitou entrevista com o cabo José Marques Medalhano, à PM e à SSP, por meio da CDN, assessoria de imprensa terceirada pelo governo do Estado, comandado por Geraldo Alckmin (PSDB). Até a publicação desta reportagem, nenhuma resposta havia sido dada.

    Corpo do carroceiro Ricardo Silva Nascimento, o Negão, de 39 anos, é colocado por PMs na traseira de viatura | Foto: reprodução de vídeo
    Leia também:
    Movimento promove ato pedindo justiça por carroceiro
    ‘Vi o PM apontar a arma para o pobre coitado e atirar’, afirma testemunha

    Testemunha relata discussão, Ricardo desarmado e nenhum socorro por parte dos PMs

    Por volta das 18h30 de ontem (12/07), Ricardo Silva Nascimento foi morto na rua Mourato Coelho, próximo ao cruzamento com a rua Teodoro Sampaio, no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista. Segundo testemunhas, houve uma rápida discussão antes de o policial militar disparar contra Nascimento.

    “Eu e minha esposa ouvimos a discussão, vi claramente o PM apontar a arma para o pobre coitado e, depois, dar dois tiros, e o cara estava no chão. Teve quem disse que foram três, eu não ouvi o terceiro. Não foi tiroteio, não foi nem resistência armada. Foi uma execução”, relata à Ponte Jornalismo José Augusto Alves Neto, morador de Pinheiros que presenciou a morte de Negão.

    Segundo Alves Neto, cerca de cinco a dez segundos de discussão separou a chegada do policial na ocorrência aos disparos. Dentro do mercado fazendo comprar com a esposa, ele relata ter visto o PM apontou a arma para o carroceiro desde o início da ação.

    “A hora em que vi a atitude, a expressão corporal do PM, pressenti que ele iria atirar. Demoramos cinco minutos para sair do mercado depois do que aconteceu. Saímos pelo estacionamento, uma porta distante de onde aconteceram os disparos. As pessoas gritaram muito, porque o cara não tinha arma, não tinha nada”, sustenta.

    Cerca de 15 minutos separaram os disparos do socorro por parte dos policiais, que colocaram o corpo de Ricardo na traseira da viatura. “Ainda fiquei lá depois dos tiros. Quando sai, retiraram o corpo. O cara continuava largado no chão. Não percebi esforço dos PMs para socorrer ninguém. Quando quer socorrer, você corre, tenta ressuscitar, alguma coisa. Ali, nada. O cara estava no chão e os policiais só em volta”, diz.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas