PM ataca churrasco de família petista em Jacareí (SP)

Policiais invadiram casa, agrediram moradores e dispararam tiros: ‘estão babando de raiva’, contou testemunha. PM alegou crime eleitoral e legítima defesa

Policiais militares foram flagrados em vídeo enquanto invadiam uma residência, sem mandado judicial, e agrediam as pessoas que estavam no local, com camisetas e bandeiras do PT, fazendo um churrasco enquanto aguardavam o resultado das eleições, na tarde deste domingo (30/10), no Jardim Paraíso, em Jacareí (SP). Durante a invasão, os PMs dispararam um tiro, que atingiu uma parede.

“Os policiais estão babando de raiva. Isso acontece no país inteiro: a polícia indo de forma truculenta para cima de todos os petistas”, disse à Ponte um dos participantes do churrasco, o sindicalista Ronaldo Costa, 42 anos, vice-presidente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba.

Segundo as vítimas, os PMs chegaram ao local dizendo que haviam recebido uma denúncia anônima de “boca de urna”. “Não tinha boca de urna. A gente estava totalmente longe de um ponto de votação, dentro da garagem, fazendo churrasco”, conta Ronaldo. Três homens foram agredidos com socos e golpes de cassete, segundo ele. No local havia famílias, inclusive crianças.

Numa nota em que cita errado a legislação eleitoral, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), do governo Rodrigo Garcia (PSDB), afirma que testemunhas contaram à PM que teriam visto um automóvel Fox “realizando propaganda política e distribuindo matérias de cunho político” no Jardim Paraíso.

A Polícia Militar emitiu uma outra nota, falando que receberam uma “denúncia anônima” e localizaram o automóvel dentro de uma casa, “em que um grupo de pessoas se manifestava partidariamente, também com som alto e bandeiras, de forma a arregimentar eleitores”. Após serem abordadas as pessoas reagiram, passando a “hostilizar os policiais”. Na versão da PM, o tiro dentro da casa foi um disparo acidental, ocorrido quando “um dos detidos tentou tomar a arma de um dos policiais”.

“O caso foi registrado como resistência e normas para as eleições — proibições no dia da eleição (artigo 39, inciso 5º da Lei 9.504/97 do Código Eleitoral), no plantão da Delegacia Seccional de Jacareí”, afirma a nota da Secretaria da Segurança Pública, confundindo um inciso com um parágrafo. A legislação mencionada proíbe práticas como uso de alto-falantes ou boca de urna no dia da eleição.

“Durante os atos de prisão, três policiais militares e dois civis ficaram machucados, sendo todos socorridos à Santa Casa”, afirma a nota da PM.

“Minha prima estava comemorando a possível vitória do Lula hoje, num churrasco com a família. Lotou de polícia e simplesmente meteram uma porrada no meu peito, jogaram um cara no chão e pisaram na cabeça, falando um monte de merda aqui, pessoal desmaiando, um descaso. Até onde sei isso não é papel da polícia”, contou uma mulher, que se apresentou como estudante e prima da dona da casa, em uma live postada no Instagram e depois apagada.

Ajude a Ponte!

“Ninguém estava fazendo crime nenhum, mas quando Carla Zambelli sai apontando arma para os outros, ninguém prende ela, e quando bolsonarista agride alguém de vermelho, nada acontece”, criticou. Ao final, disse: “Fico pensando que hoje, quando o Lula ganhar à noite, porque vai, faço questão de sair feliz e comemorar, porque espero que esse tipo de coisa não aconteça mais”.

Reportagem atualizada às 21h45 do dia 1/11/2022 para retirada da imagem de um policial ferido que havia sido enviada pela própria Polícia Militar

Já que Tamo junto até aqui…

Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

Ajude

mais lidas