PM atira em dois homens e fere adolescente em abordagem

    Segundo testemunha, policiais abordaram garoto de 14 anos e deram tapa no rosto de quem questionou a ação; um agente ficou ferido na cabeça

    Policiais militares balearam dois homens e feriram um adolescente durante abordagem na Brasilândia, zona norte da cidade de São Paulo, na tarde do dia 29 de abril. A versão oficial é de que um deles tentou pegar a arma de um dos policiais, o que é desmentido por familiares das vítimas.

    Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, administrada pelo general João Camilo Pires de Campos neste governo João Doria (PSDB), os PMs enquadravam um homem quando outro tentou tirar o revólver calibre .40 de suas mãos.

    Leia também: Oito PMs são presos por matar David, abordado enquanto esperava lanche

    Ainda de acordo com a fala dos policiais, a tentativa de desarmá-lo gerou “um tumulto” e tanto a pessoa abordada quanto a que teria investido contra o PM foram baleadas.

    Moradores registraram a ação. Em um vídeo é possível ver um homem já imobilizado no chão, enquanto um policial o domina e ordena que as pessoas no entorno não se aproximem.

    Em outra cena, um dos homens está caído ao lado da porta do carona, do lado direito da viatura, e o outro próximo à traseira do veículo. A placa do carro é CUN8192.

    Na imagem, um dos policiais exige ver o documento de quem está filmando a prisão de um dos baleados. Ele não explica o motivo de querer a identificação das pessoas.

    Leia também: Coronavírus matou 30 policiais em quatro dos estados mais afetados

    Na ação, ainda conforme posicionamento da secretaria, um dos policiais que atuaram na ocorrência ficou “ferido na cabeça”.

    Familiares das vítimas dão explicação diferente para o caso. Segundo eles, os policiais abordaram um adolescente de forma truculenta. Quem presenciou a cena foi questionar a violência e também foi agredido.

    “Os policiais chegaram com violência no garoto de 14 anos. Um dos rapazes falou ‘não precisa disso’ e levou um tapa na cara quando abordado pelo PM”, conta um familiar da vítima, que não terá o nome divulgado por questões de segurança.

    O homem agredido teria revidado a agressão, se “atracado” com o PM que, nesse instante, atirou no homem. “Um outro, que estava longe, também questionou a ação e levou um tiro no pé”, continua. “Tem dois baleados e o outro que eles bateram”, resume.

    Quem mora na rua em que aconteceu a abordagem relata que policiais estiveram na região depois da ocorrência. “Um deles foi lá e tentou invadir a casa de madrugada”, denuncia. “Da forma que estão falando, o bicho vai pegar”.

    A Secretaria de Segurança explicou que dois dos policiais envolvidos na ocorrência estão afastados do serviço nas ruas, atuando em área administrativa enquanto ocorre a investigação do caso. Eles recebem seus salários normalmente.

    A Ponte buscou, por telefone, um posicionamento do advogado que acompanha os dois baleados e o adolescente, solicitando sua versão. No entanto, o defensor pediu que as respostas fossem encaminhadas por e-mail e ainda não respondeu.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas