PM atira sem motivo e atinge casas em favela, dizem moradores

    Segundo testemunhas, caso aconteceu na tarde da última quarta-feira (25/03), no extremo da zona leste de São Paulo. Polícia Militar diz que instaurou inquérito para apurar ocorrência 

    Moradores indicam onde tiros acertaram | Foto: Arquivo pessoal

    Moradores da região conhecida como Favela da Ilha, no Parque Santa Madalena, no extremo da zona leste da cidade de São Paulo, relatam que dois policiais militares da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta) foram em uma viela da comunidade por volta das 18h da última quarta-feira (25/03) e um deles começou a disparar em direção a um jovem que estava no local.

    “Viram o rapaz na entrada da viela e, por alguma razão, devem ter considerado que era suspeito. Foi o suficiente para se aproximar, parar a moto, apoiar o pé no chão e começar a dar tiros para dentro da viela, sem falar nada”, explica um morador sob condição de anonimato. Quando percebeu que o policial iria atirar, o jovem teria corrido pela viela e conseguido escapar.

    Em seguida, testemunhas relaram que chegou o segundo policial militar e começou a questionar a ação do primeiro. Ninguém foi detido, nada foiapreendido e sequer a ocorrência foi registrada, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública. 

    Leia também:

    Depoimento | PM me insultou por eu defender moradores de rua

    PM de Santa Catarina agride e quebra a perna de mulher durante abordagem

    PMs adotam a prática de rasgar dinheiro durante abordagem a negros

    Segundo moradores, os disparos efetuados pelo policial militar atingiram janelas e roupas que estavam estendidas em varais. Uma criança de 11 anos e um homem estavam na viela no momento dos disparos. “Eles não se importaram com a gente”, disse a menina. 

    Testemunha diz que roupa em varal foi atingida por tiros | Foto: Arquivo pessoal

    Moradores afirmam ainda que os policiais ainda voltaram e recolheram cápsulas que ficaram no local. Ninguém ficou ferido na ação. “Graças a Deus, não saiu nenhuma criança na hora dos tiros. Para nós que moramos aqui, não tem respeito. Para essa raça, nenhum de nós prestamos”, disse uma moradora da viela, de 28 anos. 

    Após dizer que não havia nenhuma ocorrência registrada para o local e data apontados pelos moradores, a SSP afirmou que o 19º Batalhão da Polícia Militar, respável pelo patrulhamento na área, instaurou um IPM (Inquérito Policial Militar) para apurar o caso. 

    Na noite de sexta-feira, moradores registraram a ocorrência digitalmente na Ouvidoria de Polícias. Procurado pela reportagem, o ouvidor Elizeu Soares Lopes disse que deve ter acesso ao registro da denúncia na próxima segunda-feira (30). 

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas