PM enquadra dois amigos após fotografia ao lado de viatura na Avenida Paulista

    Segundo vítimas que tinham ido até o local participar de ato contra o golpe de 64, policiais foram agressivos e apagaram a imagem do celular; PM afirma que rapazes foram abordados por causa de sacola com garrafas de vidro

    Os amigos Jefte e Gustavo estavam tirando uma foto em frente ao Masp e usavam camisetas com estampas contra Bolsonaro e a favor de Lula | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

    “Estamos nos sentindo humilhados, com vontade de chorar. É uma coisa chata de passar, estou angustiado. Não achei necessária a agressividade que eles usaram na abordagem. Não fizemos nada de errado, estávamos tirando fotos na avenida”, desabafa o professor da rede pública Jefte Rodrigues, 34 anos, após sofrer abordagem policial junto com o adolescente Gustavo Oliveira, 17, na Avenida Paulista, centro de São Paulo, neste domingo (31/3). “A gente é de São Mateus [zona leste de São Paulo]. Lá é pior. Uma hora dessas a gente estaria enterrado, porque lá eles abordam atirando”, critica.

    Segundo Jefte, os dois são amigos e tinham ido até o local para participar do ato contra o golpe de 1964, que deu início à ditadura militar no país. Vestindo camisetas em apoio ao ex-presidente Lula e com adesivos de “Fora, Bolsonaro”, a dupla se aproximou do Masp e enquanto esperavam o início do ato contra o regime militar, quando Gustavo pediu a ele que tirasse uma foto.

    A alguns metros do local escolhido para a fotografia, bem no meio da avenida que fica fechada para carros aos domingos, havia algumas viaturas da Força Tática da PM. “Eles chegaram na gente, já em tom agressivo e pediram o celular, perguntaram por que estávamos tirando fotos. Eu argumentei que não daria meu celular sem um respaldo legal para a ordem. Aí eles tomaram meu celular, fizeram eu desbloquear e apagaram a foto”, relata Jefte. Na sequência, ainda segundo o professor, um dos PMs teria dito: “Ah, vocês são contra o Bolsonaro? Nós apoiamos ele, nós somos seguidores dele e não quero que vocês fiquem perto da gente, fotografem aqui”, em referência aos adesivos e camisetas que vestiam. “A alegação é que eu tinha tirado foto deles, mas isso não é verdade. A gente estava a metros da viatura”, afirmou.

    Gustavo e Jefte tomando enquadro: policial já estava com o celular dos dois na mão | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

    “Eles foram excessivos, agressivos e disseram que se a gente retrucasse, iríamos para a delegacia. Um deles, que estava mais exaltado, me disse: ‘Não vem com esse papinho de Che [Guevara], de juventude revolucionária que a gente quebra você no meio’. Eu tentei argumentar que sou professor de rede pública e rede municipal, que não estava ali para atrapalhar o trabalho deles e que, aliás, valorizo muito a atividade do policial, mas não adiantou”, disse Jefte.

    Assustado, Gustavo disse à Ponte que não tinha palavras para expressar o que estava sentido naquele momento. “Estou chocado. Só isso que consigo dizer neste momento”, disse o adolescente. “A gente foi bem agredido, mas eles esconderam a agressão até pelo local visível onde estamos. Mas é uma forma de agredir. Mais tímida, mas é. Agora, lá em São Mateus a coisa é feia. A polícia esculacha e agride mesmo a moçada. Os policiais fazem isso sempre na periferia”, reitera Jefte. Uma sacolinha com refrigerantes e lanches foi confiscada pelos policiais.

    Outro lado

    A Ponte questionou a conduta da Polícia Militar, comandada pelo Coronel Marcelo Vieira Salles, através da assessoria de imprensa da SSP (Secretaria de Segurança Pública de SP). Em nota, a corporação esclarece que “abordou os dois rapazes por estarem portando sacolas com garrafas de vidro. Como em todos os eventos democráticos, a instituição atua junto a normas que controlam materiais perigosos que possam ferir à integridade física dos participantes, retirando esses objetos. Os agentes solicitaram os celulares para verificação de IMEI, a fim de identificar se não eram produtos de roubo ou furto. Em nenhum momento, os policiais verificaram dados pessoais contidos nos aparelhos”.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas