PM realiza prisão ilegal de adolescente diante da mãe

    Em vídeo, mãe argumenta que filho estava em casa e não havia feito nada, mas policial ignora e afirma que deteve jovem “para averiguação”, prática proibida pela Constituição

    Um PM abordou um adolescente na cidade de Guariba, no interior de São Paulo, distante 338 quilômetros da capital paulista, nesta quarta-feira (22/7). Decidiu, então, levá-lo à delegacia “para averiguação”.

    Em vídeo obtido pela Ponte, a mãe do rapaz tenta argumentar que ele estava dentro de casa e havia acabado de sair para a rua. É possível ouvir a mãe argumentar com os policiais que é menor de idade. “Isso está errado, ele acabou de sair”, protesta. As imagens mostram a identificação da viatura: I-43219, indicando que os PMs são do 43º batalhão, de Sertãozinho, cidade vizinha.

    Leia também: Depois de atirar em pai e filho, PM culpa uma das vítimas por depredar moto da corporação

    Um dos PMs responde: “não quer dizer nada que é de menor, hoje em dia quem comete crime é menor”. Na sequência, afirma que o motivo da apreensão é “averiguação”, sem detalhar, no entanto, o que o motivou a levá-lo à delegacia.

    Os policiais se incomodaram quando perceberam que estavam sendo filmados. “Vai ser levado por quê?”, questionou a mulher. “Para averiguação”, repetiu o policial. “Para [verificar] antecedência”, completou. “Ele é criança, o que estava fazendo de errado?”, perguntou a mulher.

    Sequência em vídeo registra abordagem da PM | Foto: Reprodução

    O advogado Ariel de Castro Alves, conselheiro do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana) explica que a lei proíbe que a PM leve adolescentes à delegacia “para averiguação”.

    “Conforme o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), adolescentes só podem ser apreendidos e levados para delegacias em flagrante de ato infracional”, explica Ariel.

    Construa a Ponte!

    Segundo ele, os PMs podem ter cometido o crime de submeter adolescente a vexame e constrangimento caso não consigam explicar o motivo para a apreensão. “Além do crime de abuso de autoridade, a conduta deles é totalmente ilegal e abusiva. Não existe apreensão de adolescente para averiguação”, afirma.

    A Ponte questionou a Secretaria da Segurança Pública, comandada pelo general João Camilo Pires de Campos nesta gestão João Doria (PSDB), sobre a ação dos PMs em Guariba e aguarda um posicionamento.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    1 Comentário
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] O Ouvidor de Polícia presente na reunião, Elizeu Soares Lopes, ouviu as declarações e afirmou que já havia iniciado os pedidos para mais informações e providências sobre a ação dos policiais. A denúncia ganhou força após ser noticiada na Ponte Jornalismo (leia aqui). […]

    mais lidas