PMs abordam militantes em congresso de mulheres do PSOL em SP

    Participantes afirmam que policiais solicitaram documentação de organizadoras e teriam dito que estavam “monitorando” evento do partido

    Congresso de mulheres do PSOL acontecia em sede de sindicato na região central de SP. | Foto: Reprodução/PSOL

    Militantes do PSOL em São Paulo denunciam que policiais militares abordaram participantes de um congresso de mulheres do partido, na manhã deste sábado (3/8), afirmando que o evento estava sendo “monitorado” e que precisavam da documentação das organizadoras.

    O 5º Congresso de Mulheres do PSOL estava acontecendo no auditório do Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo), na região central da capital. De acordo com a deputada federal Sâmia Bomfim, entre as 9h e 10h da manhã, quando o encontro estava começando, uma viatura M-13328, do 13º Batalhão da PM, estacionou em frente ao sindicato. “Dois policiais, um homem e uma mulher, pediram para falar com as organizadoras do evento, perguntando do que se tratava a atividade e pediu o documento delas. Elas se recusaram a entregar porque é um evento privado, num espaço privado, e não se trata de nenhuma manifestação pública que justificaria algum tipo de negociação com a polícia”, relata.

    Depois, segundo a parlamentar, os soldados fizeram anotações e disseram que voltariam ao local. “Umas 10h40, outra viatura retornou, com outros dois policiais, novamente um homem e uma mulher, e foram um pouco mais incisivos, dizendo que sabiam do que se tratava a atividade, por isso queriam os documentos, e que queriam acompanhar a atividade e saber detalhes do que estava sendo discutido no espaço”. Novamente, as militantes se negaram a entregar os documentos e a deputada afirmou que foram chamados representantes da OAB para acompanhar a abordagem, momento em que a viatura deixou o local.

    A página do setor de mulheres do partido divulgou uma nota declarando que a ação foi “uma evidente tentativa de intimidação”.

    https://www.facebook.com/mulheresdopsol/photos/a.430668493794492/1135613383299996/?type=3&xts%5B0%5D=68.ARCqrEZzMf1zp0gcW7LNtXrDg70WtFZKByPU0sDzg8As7ZN1lpT45QUlUbMY7-Gnnbt6qovX7mF6hwFGCHZRMjveLruidfYKjX3HOgTASLINDPE7nnBtspZbZuBc_ttlkKIy0ECn20tc7UeqGEj3Nq6Nm8wxVBH_XOQkPnVWIf7E2NEfgVRdaH-f9yBj6ycR1XSJLHfVnNX-PaEKRRz3nj2DqvZ8K8TshxWdZWUBwyh8yl5zDa05h3X0yuAkm_pcW4xgUEdEh7t7b684ge2jwv7R81I_tSv3biPchaNVwp8XREm5476P8ZZvUKIDpykaWeZiVzF0QyDfk-_6ecN81Y4eFg&tn=-R

    “A gente resolveu fazer uma denúncia pública porque ficamos muito preocupadas. É uma atividade política fechada do partido e a polícia nem mais nem menos aparece e quando questionada do porquê estarem aqui, já que não há nenhum protocolo para isso, não responderam”, declarou a deputada.

    O presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, declarou no Twitter que “Não há qualquer justificativa para que a PM ‘monitore’ um evento partidário. Esse gesto de intimidação é inaceitável. Não estamos mais na Ditadura Militar, quando o direito de reunião podia ser coibido. Vamos acionar todas as autoridades contra esse absurdo. Chega!”

    Sâmia disse que agendou uma reunião com o secretário General João Camilo Pires de Campos para discutir esse caso e outras abordagens a ativistas políticos, já que estariam recebendo denúncias sobre outras situações. “Entramos em contato com o secretário de segurança pública e ele se demonstrou constrangido, não sei se ele viu a repercussão nas redes sociais, e garantiu que não aconteceria mais uma ação como essa e que contataria o batalhão da PM da região”.

    Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da PM, por meio de nota, disse que os policiais faziam patrulhamento de rotina e “foram ao local para verificar concentração de pessoas que se iniciava. Ao tomar ciência de que eram cidadãos ligados a partido político e em reunião para realização de plenária, questionaram se  as pessoas, após as discussões, iriam sair em ato democrático, que pudessem tomar vias públicas”. A nota justifica que ação visava “a segurança do evento” e “como os presentes disseram que o evento se consistia em reunião interna, os patrulheiros deixaram o local”.

    Professores interrogados e neurocientista filmado

    Essa é a terceira situação em menos de duas semanas em que agentes da segurança pública fazem intervenções em eventos que discutiam questões políticas. Em 27 de julho, o neurocientista Sidarta Ribeiro, um dos mais respeitados em sua área no Brasil, professor titular e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estava fazendo uma apresentação sobre os riscos para a ciência e tecnologia diante dos cortes do governo federal que afetam em cheio a pesquisa no país, quando foi gravado por militares no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. A ação causou “estranheza” ao pesquisador. A versão do Exército é de que os militares agiram por “interesse individual”.

    “A desculpa que eles deram não é implausível. Mas eu acho que se fosse o caso de atitude privada, eles teriam usado o celular para filmar e estariam na cadeira, não ficariam atrás e se locomovendo em cima das pessoas. Quando você está só interessado, você não está preocupado em documentar detalhes. Eles estavam tentando documentar em detalhes”, declarou Sidarta em entrevista à Ponte.

    Na semana anterior, três policiais rodoviários federais armados entraram em uma reunião marcada por professores de Manaus, no Amazonas, que preparavam atos contra o presidente Jair Bolsonaro. Os policiais interrogaram os docentes sobre as manifestações e os organizadores sem embasar motivo ou prerrogativa legal.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas