PMs de UPP matam adolescente a tiros em favela na zona sul do RJ

    Rickson Rodrigues Barbosa, de 17 anos, foi atingido no pescoço na comunidade Pavão-Pavãozinho, na manhã de quinta-feira (05/01), durante operação policial

    img_2494
    Rickson Rodrigues Barbosa, de 17 anos, morto por PMs da UPP de Pavão-Pavãozinho / Cantagalo. Foto: Arquivo familiar

    Em operação durante a manhã de ontem (05/01), policiais militares mataram um adolescente de 17 anos na favela Pavão-Pavãozinho, na zona sul da capital fluminense, que tem sido cenário de graves conflitos entre policiais e traficantes, sobretudo nos últimos três meses, período no qual o moradores das comunidades PPG (Pavão-Pavãozinho e Cantagalo) permanecem em tensão constante, como mostrou reportagem da Ponte publicada em novembro.

    Um policial também foi baleado e socorrido durante a operação, na qual a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) local contou com o apoio do 19º BPM (Copacabana), de outras UPPs e uma aeronave do GAM (Grupamento Aeromóvel), segundo a assessoria de imprensa do comando das UPPs.

    Casas da comunidade tiveram suas paredes atingidas pelos disparos, que deixaram mais de 10 perfurações no muro mostrado na foto abaixo:

    img_2492
    Muro perfurado por balas na favela de Pavão-Pavãozinho. Foto: Arquivo pessoal

    Com medo de represálias, sobretudo porque as favelas permaneceram ocupadas por agentes do Bope (Batalhão de Operações Especiais da PM) na tarde de ontem, testemunhas não quiseram falar sobre o assassinato de Rickson Rodrigues Barbosa, de 17 anos, limitando-se a afirmar à reportagem que o adolescente fora baleado no pescoço por PMs da UPP local.

    Nas redes sociais, moradores de PPG manifestaram revolta contra a violência dos policiais da UPP Pavão-Pavãozinho / Cantagalo.  “Nós moradores temos os nossos direitos violados e infelizmente muitos tem que calar por causa da opressão”, postou uma moradora no Facebook (imagem abaixo).

    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook

    Outro lado

    Segundo o comando da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Cantagalo / Pavão-Pavãozinho, uma viatura foi atacada por criminosos no Pavão-Pavãozinho durante patrulhamento na manhã de ontem (5/1) e teve início um confronto. “Um agente foi baleado e socorrido para o Hospital municipal Miguel Couto, na Gávea. Um adolescente também ficou ferido e foi socorrido para a mesma unidade hospitalar, mas não resistiu”, afirma a nota enviada à Ponte pela assessoria de imprensa do comando das UPPs.

    A ocorrência foi registrada na 13ª Delegacia de Polícia (Ipanema), que instaurou um procedimento policial para apurar as circunstâncias da morte do adolescente, de acordo com a assessoria da Polícia Civil. “Segundo informações preliminares, criminosos efetuaram tiros contra uma viatura que fazia patrulhamento. Durante a ação, um policial também ficou ferido. As duas vítimas foram encaminhadas a um hospital, porém, o adolescente, não resistiu e faleceu. Iniciou-se um amplo trabalho de investigação visando esclarecer detalhadamente o fato”, diz a nota.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas