PMs espancam jovens na Zona Leste de São Paulo, dizem moradores

    Após a violência, policiais militares liberaram jovens e prometeram voltar para matar um deles

    Viela na ZL onde jovens foram espancados por PM
    Viela na ZL onde jovens foram espancados por PM (Foto: Kaique Dalapola)

    Policiais militares abordaram e espancaram dois jovens, sendo um conhecido como Lelo, 24 anos, e o outro C., de apenas 13, por volta das 12h30 da última sexta-feira (28/10), no Parque Santa Madalena, periferia da Zona Leste de São Paulo. De acordo com testemunhas, quatro viaturas da PM, uma de placa DJM-4531, chegaram no bairro procurando por Lelo, o acusando de ser um “irmão”, como são conhecidos os membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

    De acordo com K., 37 anos, que acompanhou toda a ação da polícia que ocorreu em frente à sua casa, Lelo, C. e outros quatro homens estavam conversando e brincando com uma bola quando as viaturas chegaram e todos foram abordados. Depois de fazerem a revista e verificaram que nenhum deles portava nada ilícito, os quatro homens ficaram de canto, enquanto C. e Lelo começaram apanhar. “Eles disseram que por causa do Lelo todo mundo ia morrer, e ficavam falando que ele era ‘irmão'”, lembra K.

    A moradora, contudo, não sabe por que o outro escolhido pelos policiais para ser espancado foi C. “Ele é uma criança. Não tinha nenhum motivo para bater nele. Ele só tava brincando com a bola na rua”, explica.

    Os jovens foram espancados por seis policiais durante cerca de uma hora. “Eles davam tapa na cara e murro na barriga do C., e batiam a cabeça do Lelo na parede”, explica a vizinha. Inconformada com a situação, K. se dirigiu a um policial para pedir para não baterem mais nos jovens, no entanto, segundo ela, o PM disse que se ela não saísse de lá iria apanhar também.

    Depois de ameaçada, K. foi chamar outros moradores para acompanhar a sessão de espancamento e tentar intervir de alguma forma. Um outro morador do bairro acredita que se os moradores não tivessem pressionado, ou se os jovens tivessem com algum entorpecente, os PMs os levariam e matariam.

    Por volta das 13h30, os policiais militares decidiram liberar os jovens, entretanto, segundo os moradores, alertaram que voltariam para matar o Lelo.

    Com medo, os jovens não registraram boletim de ocorrência e Lelo, apesar de achar que está com o nariz quebrado, não quis ir ao hospital.

    Outro lado

    Procurada pela reportagem, a CDN Comunicação, empresa contratada pela quarta gestão do Governador Geraldo Alckmin para prestar o serviço de assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, não respondeu às seguintes questões:

    A viatura placa DJM-4531 da Polícia Militar deveria estar, com mais outros três veículos da PM, no Parque Santa Madalena por volta das 12h30 da última sexta-feira (28)?

    Quem eram os policiais que estavam nessa viatura?

    Havia alguma ocorrência para o local?

    Qual o posicionamento da SSP-SP sobre possível acusação feita por PMs de que o jovem identificado como Lelo, morador do Parque Santa Madalena, é integrante do PCC?

    Qual o posicionamento da SSP-SP sobre espancamento de PMs a dois jovens, 13 e 22 anos, no Parque Santa Madalena, na sexta-feira (28), conforme moradores denunciaram à reportagem?

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    2 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    trackback

    […] Fonte: PMs espancam jovens na Zona Leste de São Paulo, dizem moradores | Ponte Jornalismo […]

    trackback

    […] Os policiais invadiram a casa dos familiares de Lelo, e, sem acreditar na resposta sobre seu paradeiro, iniciaram uma sessão de tortura com um dos seus irmãos, que durou cerca de meia hora, ainda segundo relatos. O caso foi revelado pelo site Ponte. […]

    mais lidas