Polícia Civil prende acusados de matar ambulante em estação do metrô de SP

    Ricardo Martins do Nascimento foi preso na noite de terça-feira (27/12) em Itupeva, e Alípio Rogério dos Santos na tarde desta quarta (28), em Itaquera, zona leste da capital

    Alípio Rogério Belo dos Santos, de 26 anos, e Ricardo Martins do Nascimento, de 21, suspeitos de matarem Luiz Carlos Ruas, de 54, em estação de metrô - Foto: Divulgação
    Alípio Rogério Belo dos Santos, de 26 anos, e Ricardo Martins do Nascimento, de 21, suspeitos de matarem Luiz Carlos Ruas, de 54, em estação de metrô – Foto: Divulgação

    Os dois acusados de espancar até a morte o vendedor ambulante Luiz Carlos Ruas, de 54 anos, dentro da estação Pedro II, da linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, na noite de natal, foram presos pela Polícia Civil. A prisão preventiva da dupla já havia sido expedida. Eles estavam foragidos.

    Homens matam ambulante negro no metrô por defender travesti

    Polícia busca suspeitos de matar vendedor em estação de metrô de SP

    O primeiro suspeito a ser preso foi Ricardo Martins do Nascimento, detido na noite de terça-feira (27/12), na cidade de Itupeva, a 72 km de distância da capital. Ele foi reconhecido por testemunhas na tarde desta quarta-feira (28/12) na Delpom (Delegacia de Polícia  do Metropolitano), na Barra Funda.

    Foto: Daniel Arroyo
    Foto: Daniel Arroyo

    Enquanto o primeiro acusado era reconhecido pelas testemunhas na zona oeste, do outro lado da cidade, em Itaquera, o segundo suspeito do crime, Alípio Rogério dos Santos, era detido. De acordo com a Polícia Civil, ele foi localizado em um apartamento de uma Cohab, após denúncia anônima.

    Luiz Carlos Ruas foi espancado por cerca de dois minutos pelos criminosos dentro da estação, que fica na região central da cidade. Nenhum segurança do Metrô interveio, de acordo com as imagens da câmeras de segurança do circuito interno do próprio Metrô.

    Foto: Daniel Arroyo
    Foto: Daniel Arroyo

    Para o advogado da família de Ruas, Augusto Arruda Botelho, o espancamento que matou o homem, negro, foi um caso de homofobia, já que minutos antes a dupla perseguiu um gay e uma travesti nos arredores da estação.

    “Eu tenho bastante cuidado ao fazer acusações através de imagens. Foi uma agressão absolutamente descabida, covarde. Segundo relato da investigação, um crime com caráter homofóbico. Um crime que tem que ser severamente punido”, disse à Ponte Jornalismo.

    Ambulante Luís Carlos Ruas tinah 54 anos e foi morto na noite de natal dentro do Metrô de SP - Foto: Arquivo Pessoal
    Ambulante Luiz Carlos Ruas tinha 54 anos e foi morto na noite de natal dentro do Metrô de SP – Foto: Arquivo Pessoal

    Em nota, o Metrô afirmou à Ponte que “por volta das 20h53 deste domingo, dia 25, depois de prestarem os primeiros socorros, agentes de segurança conduziram para o PS Vergueiro um usuário que foi agredido na área livre do mezanino da estação Pedro II. O Metrô colabora com a Autoridade Policial para o esclarecimento do crime.”

    Em frente ao Delpom, na Barra Funda, pessoas foram acompanhar a condução dos suspeitos. Por lá, gritavam por “justiça”. Na estação Pedro II, um protesto ocorreu também nesta quarta. Os manifestantes pedem que o nome da estação seja alterado para Luiz Carlos Ruas, para que seja lembrado o que ocorreu e como a intolerância e a homofobia prejudicam toda a sociedade.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas