Polícia emite alerta geral para achar torturados por PMs da Rota

    André Luis Loureiro da Silva, Marcos Vinicius dos Santos e William Silva Santiago estão desaparecidos desde 2014. Marcos recebeu choque elétricos no pênis. William foi trancado em uma geladeira ligada.

    Caramante tortura Rota
    Alerta do delegado Zacarias Tadros para que a Polícia Civil de SP localize vítimas de tortura investigada como praticada por PMs da Rota | Reprodução

    A Polícia Civil de São Paulo emitiu um alerta geral no Estado para tentar localizar três homens que foram vítimas de tortura pratica por policiais militares da Rota e que estão desaparecidas.

    No dia 24/07, o delegado Zacarias Katzer Tadros, da 3ª Delegacia de Homicídios Múltiplos do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) emitiu nota dirigida a todos policiais civis de São Paulo. Nela, o delegado pede que, caso algum dos torturados e desaparecidos seja localizado ou identificado, ele seja imediatamente informado.

    A nota do delegado cita a apuração do crime de tortura contra André Luis Loureiro da Silva, Marcos Vinicius dos Santos e William Silva Santiago e que tem como investigados três PMs da Rota.

    Os três homens foram acusados pelos militares de ter matado o delegado de polícia Antônio Cardoso de Sá em outubro de 2013, mas nenhum deles foi reconhecido por testemunhas. Meses depois, o verdadeiro autor do crime contra Sá foi identificado como Wallace de Paula Silva e foi preso.

    Durante o interrogatório clandestino, que durou sete horas e foi no interior da residência de André, os PMs espancaram e torturam física e psicológica os três homens.

    William, portador de esquizofrenia, chegou a ser trancado no interior de uma geladeira. O outro, Marcos, recebeu choques elétricos na região do pênis e das coxas e só pararam porque o disjuntor de energia chegou a derreter. Um laudo inédito do IML (Instituto Médico Legal) comprovou a tortura.

    Dois militares da Rota já foram indiciados pela tortura. São eles o então tenente Vinicius Manetti, posteriormente promovido a capitão, e o soldado Júlio Cesar Alva Balestrim. A Polícia Civil deverá indiciar o outro policial que, até semana passada, se encontrava de licença médica.

    Os três PMs continuam trabalhando normalmente, segundo nota da Secretaria de Segurança Pública. Em depoimento à Polícia Civil, os PMs negam as torturas.

    Arles Gonçalves Junior, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) SP e que acompanhou os depoimentos, qualificou os atos como lastimáveis e reforçou a intenção de acompanhar o caso até a instauração da ação penal para responsabilizar torturadores.

    Gonçalves Junior lembrou também que os crimes de tortura não prescrevem e devem ser punidos com rigor para não manchar a credibilidade das instituições e da democracia.

     

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas