Policiais acusados de montar farsa para executar pedreiro são soltos

    Após 30 dias presos, sargento e soldado da PM de SP  foram soltos na noite da última sexta-feira (06/02). Vagner Ribeiro, assassinado pelos policiais, estava rendido e desarmado quando foi morto

    Foram soltos os policiais militares Marcos Akira Rodrigues Teixeira, 35 anos, e Djalma Aparecido do Nascimento Junior, 25. Os dois estavam presos desde 4 de janeiro por montar uma farsa para tentar justificar o assassinato do pedreiro Vagner de Sousa Ribeiro, 32.

    No destaque, o revólver calibre 32 plantado por PMs ao lado do corpo de O pedreiro Vagner de Sousa Ribeiro, um homem negro de 32 anos, executado quando estava dominado | Reprodução
    No destaque, o revólver calibre 32 plantado por PMs ao lado do corpo de O pedreiro Vagner de Sousa Ribeiro, um homem negro de 32 anos, executado quando estava dominado | Reprodução

    A libertação dos PMs, que estavam no Presídio Militar Romão Gomes, no Jardim Tremembé, zona norte de São Paulo, aconteceu no fim da noite de sexta-feira (6) e foi decisão do juiz corregedor Luiz Alberto Moro Cavalcante, do Tribunal de Justiça Militar.

    O magistrado não atendeu ao pedido de prorrogação da prisão temporária dos dois PMs, por mais 30 dias, feito pela Corregedoria (órgão fiscalizador) da Polícia Militar.

    “O oficial [da Corregedoria] enumera diversas diligências, mas não diz qual seria o prejuízo ou a dificuldade de concretizá-las com os policiais militares em liberdade. Ora, se a liberdade não prejudica a investigação, não há motivo para a manutenção da custódia cautelar [dos PMs]”, escreveu o juiz Cavalcante.

    De acordo com familiares do sargento Akira, contatados ontem pela reportagem, ele não vai se pronunciar publicamente sobre a execução do pedreiro Ribeiro. O soldado Djalma ou seus parentes não foram localizados pela Ponte.

    Veja imagens da reconstituição da execução cometida pelos PMs contra o pedreiro

    O caso

    Primeira hora de 1º de janeiro de 2015. Rua Erva de Ovelha, Vila Jacuí, periferia da zona leste de São Paulo. O pedreiro Vagner de Sousa Ribeiro, um homem negro de 32 anos, vestindo camiseta regata de uma torcida uniformizada do Palmeiras, está em pânico.

    Acuado, atrás de uma cama de casal em um quarto escuro, Lápis, como é conhecido desde a infância nas ruas do bairro, implora para não ser morto por dois policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar que, a pouco mais de dois metros de distância, o tem sob a mira de suas armas.

    Os PMs gritam para que o pedreiro saia de trás da cama e, com as mãos para o alto, se renda. Ribeiro reluta, grita não estar armado e implora para que os PMs não atirem. Quando decide deixar o escudo da cama, Ribeiro é jogado ao chão por dois tiros de uma submetralhadora Famae, calibre .40.

    O sargento da PM de SP Marcos Akira Rodrigues Teixeira, 35 anos, confessou como executou pedreiro
    O sargento da PM de SP Marcos Akira Rodrigues Teixeira, 35 anos, confessou como executou pedreiro

    Após breve silêncio, Ribeiro recebe mais quatro disparos. Dessa vez eles partem de uma carabina CT, calibre .30. O cheiro da pólvora se mistura ao do sangue que escorre do corpo do pedreiro enquanto o sargento da PM Marcos Akira Rodrigues Teixeira, responsável pelos dois primeiros tiros, se aproxima do homem estirado.

    A luz do quarto é acesa quando o soldado Djalma Aparecido do Nascimento Junior, autor dos outros quatro tiros contra Ribeiro, os de carabina .30, se aproxima do seu superior imediato, o sargento Akira, e entrega para ele um revólver calibre 32.

    Assim que pega o revólver da mão do soldado Djalma, o sargento Akira dá três tiros com a arma. Dois acertam as paredes do quarto onde Ribeiro já está morto e o terceiro, a porta. Em seguida, a arma é colocada perto do corpo do pedreiro.

    Simultaneamente à morte de Ribeiro, a 170 metros de distância, na rua Erva de Carpinteiro, outra equipe de PMs cerca Vitor Lofte Barbosa, 22 anos. Moradores do lugar ouvem quando Barbosa grita “pelo amor de Deus” para não ser morto e, em seguida, sete tiros são ouvidos.

    Quatro dos sete tiros contra Barbosa são disparados pelo sargento Antonio Eduardo Prado, 46 anos. Os outros três são dados pelo cabo Luis Alberto Almeida Lima, 49. Os dois PMs são da Força Tática (suposta tropa de elite de cada batalhão da PM paulista) do 29º Batalhão.

    Levado para o Hospital Santa Marcelina, Barbosa morre. O corpo de Ribeiro fica no quarto onde foi baleado, à espera da perícia. Logo após as mortes, o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), da Polícia Civil, é acionado para investigá-las.

    A farsa sobre a morte de Ribeiro continua quando os PMs Akira e Djalma prestam depoimento ao delegado Manoel Fernandes Soares, do DHPP. Eles inventam uma versão fantasiosa para a morte de Ribeiro: ele estava armado, atirou vezes contra os PMs e morreu no revide.

    Os PMs afirmam que Ribeiro e Barbosa, vizinhos na Vila Jacuí, integravam uma quadrilha de ladrões que, no Reveillon de 2014 para 2015, usou explosivos para atacar os caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil, distante cerca de 500 metros das casas de ambos.

    O primeiro caso de “morte sob intervenção policial” ou “resistência seguida de morte” de 2015 começou a mudar três dias depois (04/01) quando o sargento Akira procurou um pastor evangélico para revelar que a morte de Ribeiro havia sido a execução de um homem desarmado e já rendido.

    Orientado pelo pastor, o sargento Akira, acompanhado de seu irmão, Paulo, decide ir à Corregedoria (órgão fiscalizador) da PM. Lá, ele revela em detalhes a farsa montada juntamente com o soldado Djalma para tentar justificar a morte de Ribeiro.

    Assim que a Akira revela a verdade sobre a morte de Ribeiro, o juiz Luiz Alberto Moro Cavalcante, do Tribunal de Justiça Militar de SP, determina a prisão temporária, por 30 dias, do sargento Akira e do soldado Djalma.

    Até a confissão de Akira, a Corregedoria da PM tratava as mortes de Ribeiro e de Barbosa como “resistência à prisão seguida de morte” ou “morte sob intervenção policial” — que é quando o morto consta na apuração como “autor” e o PM, responsável pela morte, a “vítima”.

    Ao tentar justificar a execução de Ribeiro, o sargento Akira disse “ter perdido a cabeça e ficado com raiva”.

     

    Caramante reprodução
    Em reprodução simulada do crime, o sargento Akira (com a submetralhadora) mostra aos policiais da Corregedoria da PM como executou pedreiro, que estava rendido e desarmado | Reprodução

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas