“Policiais me espancaram e tentaram me jogar de escada”

    Estudante de jornalismo espancado por policiais narra que PM humilhou e agrediu manifestantes sem motivo ontem na Praça da República

    10582679_772797186160046_1824874384_n
    “Vi um estudante sendo espancado por sete policiais” Foto: Arquivo pessoal

    Kaique Dalapola (*)

    Cerca de 60 estudantes, professores e jovens adeptos da tática Black Bloc se organizaram no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista, no final da tarde desta terça-feira (15/12). Depois de muita conversa entre os estudantes, decidiram iniciar um ato saindo da Paulista e passando pelas ruas Augusta, Xavier de Toledo e Barão de Itapetininga, , fechando as vias, até chegar à Secretaria Estadual da Educação, na Praça da República.

    Desde o início, ainda na Paulista, alguns estudantes da Escola Estadual Fernão Dias, a segunda escola ocupada no estado, foram ameaçados por policiais militares, que diziam “quando chegar no centro quero ver você cantar”, entre outras ameaças. Quando o ato chegou na Praça da República, a alguns metros da Secretaria da Educação, os alunos da Fernão Dias que estavam sendo ameaçados entraram na estação República do metrô para ir embora. Isso gerou nítida confusão entre os PMs, que gritaram para os estudantes continuarem até a Secretaria. “Vai arregar? Termina até aí, ‘cuzão’”, disse um dos policiais aos alunos.

    Ainda a poucos metros da Secretaria, os policiais fecharam o cerco para que ninguém mais saísse. Eu, que estava pegando alguns relatos dos estudantes para fazer uma matéria sobre o ato, fiquei com alguns professores, afastado do grupo principal. No entanto, quanto mais próximo ia ficando da Secretaria da Educação, mais os policiais me hostilizavam, dizendo “filma nós agora, fica ‘felizinho’ com a manifestação agora”.

    Os estudantes chegaram, então, em frente à Secretaria, e alguns deles se sentaram a alguns metros do edifício. Alguns policiais gritaram e a Tropa de Choque foi pra cima dos manifestantes. Começou, então, a correria. Vários estudantes levaram socos, chutes e golpes de cassetete. Fiquei próximo do grupo que estava apanhando e vi um estudante vindo em minha direção, sendo espancado por cerca de sete policiais.

    1415663_772797189493379_1982534266_n
    Golpe de cassetete levou estudante a receber cinco pontos na testa. Foto: Arquivo pessoal

    Neste momento, me virei e decidi caminhar, sem correr, em direção à estação de metrô, que estava a cerca de dez metros. Quando me virei, me deparei com um grupo de policiais militares. Caminhei devagar em direção ao metrô, para mostrar que estava trabalhando. Os policiais começaram a gritar: “Corre, corre, filho da puta”. Então comecei a correr. Logo, um grupo de PMs me cercou e eu senti um golpe de cassetete, de cima para baixo, que acertou a minha testa. Fiquei tonto por cerca de 30 segundos, de cabeça baixa. Tentei, por duas vezes, descer a escola rolante, mas ela estava subindo, e os policiais me pressionado, gritando e me cercando. Cheguei, então, na escada fixa, e senti que estava com a cabeça sangrando. Os policias me deram chutes por trás, na tentativa de me derrubar da escada, mas me segurei no corrimão e desci à estação.

    Na estação de metrô, não foi permitido que eu passasse pela catraca, por estar sangrando. Depois de alguns minutos, quando limpei o sangue, entrei no metrô, com auxílio de alguns professores e estudantes secundaristas. Depois, fui ao Hospital das Clínicas, onde levei cinco pontos.

    (*) Kaique Dalapola, 21 anos, é estudante de jornalismo da FAPSP e autor do blog Fala, Kaique

    Outro lado

    A reportagem da Ponte entrou em contato, por e-mail, às 16h50 de hoje (16/11), com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e com a Polícia Militar do Estado de São Paulo em busca de um posicionamento a respeito do relato do estudante. Aguardamos uma resposta.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas