Policiais são investigados sob suspeita de torturar motoboy

    Motoboy diz que tomou tapas e chute ao ser preso por suspeita de ter estuprado adolescente, que depois negou o crime. Condepe acompanha o caso

    Um motoboy de 23 anos alega ter sido espancado por um policial militar antes de ser preso em flagrante sob a suspeita de ter estuprado uma estudante de 16 anos, em Itapeva (290 km de São Paulo), em 16/7. A adolescente negou posteriormente as acusações feitas contra o rapaz e foi aberto um inquérito na Polícia Civil para investigar o caso, que é acompanhado também pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe).

    O motoboy conta que tomou tapas no rosto e levou um chute na barriga, depois de ser obrigado a se ajoelhar e confessar que teria estuprado a adolescente em meio a um matagal, ao lado da rodovia Luiz Sguario. Ele negou ter cometido o crime, mas foi levado à Delegacia de Defesa da Mulher, onde acabou preso em flagrante pela delegada de plantão. No dia, a estudante afirmou em depoimento que tinha sido ameaçada e obrigada a subir na moto quando voltava da escola, sendo obrigada a ir até o matagal com o rapaz.

    Os PMs afirmaram que estavam em patrulhamento pela área quando ouviram um barulho vindo do meio do mato e foram ver o que estava acontecendo. Segundo os policiais, o rapaz saiu em “atitude suspeita”, seguido da adolescente. Uma oficial da PM contou que, após alguns minutos, a suposta vítima teria afirmado que o autor praticou atos libidinosos com ela, sempre sob ameaça.

    Dois dias após a prisão do motoboy, a estudante foi até a delegacia acompanhada da mãe e afirmou ter trocado mensagens com o suspeito pelo Whatsapp, combinando o encontro. Ela disse também que subiu na moto por vontade própria e que ele não a obrigou a fazer nada durante o tempo em que ficaram juntos. O exame de corpo delito apontou que não houve relação sexual entre os dois.

    O delegado que instaurou o inquérito no dia 29 para investigar a denúncia estava cobrindo férias e deixou o caso com o titular do 4º DP  de Itapeva.

    O pai do motoboy, um motorista de 58 anos, afirma que está indignado com tudo o que aconteceu. “Eu quero justiça, e rápido. Só vou ficar tranquilo quando ver esses policiais fora da farda”, diz. Ele fala que fez denúncias à Corregedoria da PM e à Ouvidoria das Polícias sobre o caso e que temeu que o filho sofresse algum tipo de violência durante os dois dias em que permaneceu preso.

    Acompanhamento
    O presidente do Condepe, Rildo Marques de Oliveira (esq.), e Luiz Carlos do Santos, relator da comissão de violência e letalidade policial do conselho/Foto:William Cardoso
    O presidente do Condepe, Rildo Marques de Oliveira (esq.), e Luiz Carlos do Santos, relator da comissão de violência e letalidade policial do conselho/Foto:William Cardoso

    Ao instaurar o inquérito para apurar a acusação de tortura, o delegado notificou também o Condepe, que acompanha o caso. “Primeiro, não se trata meramente de um desvio de conduta. Parece mais uma ação padronizada de ordens dadas pelo comando. Todo problema tem sido as orientações para abordagem”, diz o presidente do conselho, Rildo Marques de Oliveira.

    O presidente do Condepe critica também a forma como foi feito o flagrante. “O que vemos é um estado militar onde o acusado não tem direito à defesa e o inquérito é feito de forma rasa, sem preocupação de obter provas contundentes”, afirma.

    O relator da comissão de violência e letalidade policial do conselho, Luiz Carlos dos Santos, deve ir até Itapeva ainda nesta semana.

    Outro lado

    A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo afirmou, em nota, que o delegado José Carlos Bertolucci ouviu os envolvidos na ocorrência e, até o momento, “não surgiram elementos que confirmem a tortura alegada”. “Ainda serão realizadas algumas diligências para a conclusão da investigação”, diz a nota da SSP.

    Segundo a secretaria, a Polícia Militar também instaurou inquérito para apurar todos os fatos e circunstâncias relatados. “Entretanto, informa a PM, verificou-se que não há registro de lesões corporais no laudo de exame de corpo de delito, ao qual o denunciante foi submetido no IML [Instituto Médico Legal]”, afirma em nota.

    O inquérito informa que, no momento da prisão, o motoboy preferiu permanecer calado e se manifestar apenas em juízo.

    A SSP diz que, ao contrário do que afirma o presidente do Condepe, todas as providências foram tomadas para elucidar o caso. “Nem a secretaria nem as polícias têm compromisso com eventuais erros e desvios cometidos por seus policiais”.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas