Ponte Jornalismo organiza debates sobre lutas históricas da população negra

    Eventos ocorrem no Sesc Parque Dom Pedro II com temas ligados às questões do racismo e da segurança pública

    A Ponte Jornalismo organiza três debates como parte do projeto Consciência Negra, Presença e Resistências que o Sesc Parque Dom Pedro II realiza neste mês de novembro. As mesas têm curadoria da equipe da Ponte, são gratuitas e têm temas ligados às lutas históricas da população negra no Brasil: encarceramento em massa e combate ao racismo. Abordam também literatura.

    Os debates ocorrem nos dias 15, 17 e 24 (veja programação completa abaixo) e contam com participações do poeta e historiador Oswaldo de Camargo; da fundadora do movimento Mães de Maio, Débora Silva; de Dina Alves, do IBCCRIM; e da pesquisadora Lia Vainer Schucman, doutora em Psicologia Social pela USP. As mediações serão feitas pelas jornalistas Maria Teresa Cruz e Paloma Vasconcelos, da Ponte Jornalismo, e de Silvia Nascimento, do site Mundo Negro. Cada mesa terá duração de uma hora e meia.

    Veja a programação completa:

    – 15 de novembro, às 13h30: ‘Jornalismo, encarceramento em massa e o extermínio da juventude negra’. Convidadas: Débora Silva (Mães de Maio) e Dina Alves (IBCCRIM); mediação: Maria Teresa Cruz (Ponte Jornalismo)

    – 17 de novembro, às 14h: ‘Histórias contadas ontem, hoje e daqui por diante’. Convidados: Oswaldo de Camargo (escritor e poeta) e Fernanda Miranda (doutora em literatura pela USP); mediação: Paloma Vasconcelos (Ponte Jornalismo)

    – 24 de novembro, às 13h30: ‘Luta Antirracista é também Tarefa de Branco’. Convidados: Bruno D’Angelo (Story Teller) e Lia Vainer Schumman (autora dos livros ‘Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana’ e ‘Famílias inter-raciais: tensões entre cor e amor’);  mediação: Silvia Nascimento (site Mundo Negro)

    Serviço:
    Dias 15, 17 e 24 de novembro
    Sesc Parque Dom Pedro II
    Endereço: Praça São Vito, s/n – Brás, São Paulo – SP
(Próximo a estação de metrô Pedro II)
    Entrada gratuita – não é necessária a retirada de ingressos antecipados.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas