PonteCast | A legitimação da violência no Rio, em São Paulo, em todo lugar

    No episódio 14, falamos da morte de mais uma vítima da política de extermínio do governo do Rio, como a flexibilização do porte de armas vai gerar mais mortes – inclusive de policiais -, o feminicídio de Larissa e o que estão achando do nosso novo site

    https://www.mixcloud.com/sigasens/pontecast-ep-14/

    O Rio de Janeiro tem sofrido ataques diários ao fundamental direito humano: o direito à vida. Da semana passada para cá, operações policiais do governo de Wilson Witzel têm ocorrido e gerado mortes sempre com um endereço: as favelas, os corpos negros, pobres e periféricos, considerados descartáveis por quem dita as regras. Na última terça-feira (14/5), no Complexo do Alemão, o assassinato do professor de jiu-jitsu Jean Rodrigo Aldovandre, 39 anos, gerou grande comoção, para além do violento fato em si, por causa do desabafo emocionado da mãe dele, dona Sandra: “Quando a polícia dele vai acabar? Parar de matar o meu filho, os filhos da gente e vai prender bandido?”. Paloma Vasconcelos conta um pouco do clima de terror que tem abalado as comunidades no Rio.

    No episódio 14, também falamos sobre a denúncia do Ministério Público que enquadrou Jonatas Araújos dos Santos, que matou a pauladas a trans Larissa Rodrigues, 21 anos, no crime de feminicídio. O promotor Romeu Galiano Zanelli Junior considerou que Larissa deveria ser tratada como mulher e sua morte foi motivada pelo “desprezo a sua condição de mulher”, portanto, feminicídio. A Justiça de SP aceitou a denúncia na segunda-feira (13/5).

    A face violenta do Rio: desesperada, Sandra desabafa à imprensa sobre a morte do filho Jean durante operação policial | Foto: reprodução

    O decreto de porte de armas de Bolsonaro também voltou ao tema, dessa vez sobre alguns artigos específicos e o quanto eles vão aumentar a violência, inclusive contra os policiais.

    Além disso, Paloma Vasconcelos e Maria Teresa Cruz falam sobre o novo visual da Ponte após novo projeto gráfico que colocamos no ar nesta quarta-feira (15/5). Liga o som!

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas