PonteCast | Letalidade policial e a prisão de MC Kawex, um rapper que só quer cantar suas rimas

    No episódio 15, falamos sobre a denúncia feita pelo Ministério Público contra o Estado por causa de letalidade policial, da prisão do MC Kawex, o ‘Sabotage da Cracolândia’, e sobre o empresário colecionador de armas que assassinou Sebastião, um catador de recicláveis, na Grande SP

    Duas importantes ações de combate à letalidade policial aconteceram em São Paulo nesta semana: a denúncia do Ministério Público exigindo que o Estado de SP seja condenado pelas políticas consideradas ineficazes e violadoras de direitos, e uma audiência pública na OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil-SP) com especialistas da área de segurança pública.

    O repórter Arthur Stabile fez algumas análises sobre isso e também contou sobre a cobertura do caso da morte do catador de recicláveis Sebastião Lopes, em Santo André, na Grande São Paulo, em 11 de maio. Essa semana, a Polícia Civil identificou e divulgou o nome do assassino: Marcelo Pereira Aguiar, 36 anos, empresário e colecionador de armas. O crime cometido por Marcelo imediatamente nos faz refletir sobre como a flexibilização da posse e porte de armas no Brasil, promessa de campanha de Jair Bolsonaro, pode fazer com que casos como esse se tornem recorrentes.

    Por fim, Maria Teresa Cruz falou um pouco sobre os destaque da cobertura de um evento ocorrido na Defensoria Pública de SP sobre os efeitos psicossociais das vítimas de violência do Estado e o caso da prisão de Antonio Carlos Nascimento, o MC Kawex, um verdadeiro artista descoberto na região da Luz, conhecida como Cracolândia, no centro da capital paulista.

    Kawex (à esquerda) na peça ‘Dr. Palhaço e o Fluxo’ e o médico Flávio Falcone, que também atua no espetáculo | Foto: Ibrahem Hasan

    O rapper foi detido no domingo (19/5) quando ia se apresentar no Teatro Cacilda Becker. Ele compõe o elenco da peça “Dr. Palhaço e o Fluxo”, idealizada pelo médico-palhaço Flávio Falcone, que trabalhou com redução de danos por sete anos em programas governamentais na região da Luz e concebeu, a partir dessa experiência, o espetáculo. Vem ouvir!

    Ah, e em breve haverá novidades do caso do MC Kawex, que já teve a liberdade concedida pela Justiça de SP. Os espetáculos continuam na próxima semana. As primeiras sessões aconteceram no Teatro Cacilda Becker, na Lapa, mas as próximas serão no Teatro de Contêiner, no centro. Confiram:

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas