PonteCast: os novos grupos integralistas brasileiros e o ataque ao Porta dos Fundos

04/01/20 por Ponte Jornalismo

Compartilhe este conteúdo:

No episódio 47, falamos sobre a investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro que identificou um dos suspeitos de participar do ataque com coquetéis molotov à sede da produtora

Eduardo Fauzi Richard Cerquise é apontado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro como um dos responsáveis pelo ataque com coquetéis molotov à sede da produtora Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, na véspera do Natal (24/12/2019). O capítulo #47 do PonteCast traz os detalhes da apuração do repórter Leonardo Coelho sobre este caso.

Ao lado de Arthur Stabile, os jornalistas contam como a polícia chegou ao suspeito e as relações que ele têm, desde a agressão a um secretário da capital fluminense em 2013 até envolvimento com grupos extremistas.

Fauzi era visto como presidente local da FIB (Frente Integralista Brasileira), sendo que a divisão nacional não reconhece tal cargo. O homem também tem ligação com a Accale (Associação Cívica e Cultural Arcy Lopes Estrella), grupo de extrema direita ligado ao movimento neointegralista brasileiro.

Leonardo também conversou com Odilon Caldeira Neto, professor de História Contemporânea da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para entender o que exatamente é o integralismo brasileiro do século passado e quais reflexos traz para a atuação destes novos grupos.

Carlos Eduardo desapareceu após uma abordagem policial, segundo testemunhas | Foto: Arquivo pessoal

Arthur ainda traz um caso de desaparecimento ocorrido em Jundiaí, cidade na Grande São Paulo: Carlos Eduardo dos Santos Nascimento, 20 anos, sumiu após ser abordado policiais militares, conforme relato de testemunhas. Desde o dia 27 de dezembro, familiares não tiveram mais sinal dele. A PM, em um primeiro momento, disse desconhecer ações no local do desaparecimento, mas investigação da Corregedoria da PM confirma que PMs fizeram abordagens na região naquele dia.

Liga o som!

Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo: