PonteCast | Os novos grupos integralistas brasileiros e o ataque ao Porta dos Fundos

    No episódio 47, falamos sobre a investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro que identificou um dos suspeitos de participar do ataque com coquetéis molotov à sede da produtora

    Eduardo Fauzi Richard Cerquise é apontado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro como um dos responsáveis pelo ataque com coquetéis molotov à sede da produtora Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, na véspera do Natal (24/12/2019). O capítulo #47 do PonteCast traz os detalhes da apuração do repórter Leonardo Coelho sobre este caso.

    Ao lado de Arthur Stabile, os jornalistas contam como a polícia chegou ao suspeito e as relações que ele têm, desde a agressão a um secretário da capital fluminense em 2013 até envolvimento com grupos extremistas.

    Fauzi era visto como presidente local da FIB (Frente Integralista Brasileira), sendo que a divisão nacional não reconhece tal cargo. O homem também tem ligação com a Accale (Associação Cívica e Cultural Arcy Lopes Estrella), grupo de extrema direita ligado ao movimento neointegralista brasileiro.

    Leonardo também conversou com Odilon Caldeira Neto, professor de História Contemporânea da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para entender o que exatamente é o integralismo brasileiro do século passado e quais reflexos traz para a atuação destes novos grupos.

    Carlos Eduardo desapareceu após uma abordagem policial, segundo testemunhas | Foto: Arquivo pessoal

    Arthur ainda traz um caso de desaparecimento ocorrido em Jundiaí, cidade na Grande São Paulo: Carlos Eduardo dos Santos Nascimento, 20 anos, sumiu após ser abordado policiais militares, conforme relato de testemunhas. Desde o dia 27 de dezembro, familiares não tiveram mais sinal dele. A PM, em um primeiro momento, disse desconhecer ações no local do desaparecimento, mas investigação da Corregedoria da PM confirma que PMs fizeram abordagens na região naquele dia.

    Liga o som!

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas