Pontecast | Violência policial: por que acontece e quais os mecanismos de controle

04/07/20 por Ponte Jornalismo

Compartilhe este conteúdo:

No episódio 73, a doutora Samira Bueno detalha como se dá o uso da força pelo Estado, os erros em campo e o histórico de violações pela falta de combate à letalidade

Como se dá a violência policial no Brasil? Esta e outras perguntas são respondidas no PonteCast de número 72 pela doutora em administração pública e diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno.

Bueno explica de forma didática o porquê do Estado, através das polícias, ter o monopólio da violência. Daí por diante, explica quando há excessos e quando esta violência é usada de forma correta.

“Em um sequestro, se há alguém refém. A polícia vai e fala em “neutralizar”, atira porque a pessoa pode matar a vítima”, cita. De outro lado, afirma que há violências fora da legítima defesa, seja do policial ou de terceiros. “O policial só pode fazer o uso da força letal em situação extrema”.

A doutora questiona o histórico de violações, apontando que há impunidade com policiais que matam. “Se temos problemas com uma polícia violenta, isso só se sustenta porque o Ministério Público continua arquivando. Uma coisa não funciona sem a outra”.

Nossos EPs estão disponíveis também no nosso canal do Youtube. Confira:

Aumenta o som!

Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo: