Preço do Mundo: Rude e Conspira MC cantam sobre a desigualdade social

Rude (frente) e Conspira MC | Foto: Reprodução/Facebook

Rap de artistas de Santo Amaro e Grajaú, zona sul de SP, cita o presidente Donald Trump, roubo de merenda e ‘novo prefeito’

Com referências históricas mescladas à realidade cotidiana cantada sob a perspectiva dos rappers Rude e Conspira MC, moradores da periferia da zona sul de São Paulo, a música Preço do Mundo foi lançada na tarde desta quarta-feira (25/10), no canal da produtora La’Vonte Crew no YouTube.

Ao longo da música, os artistas tentam falar com pessoas da dita alta sociedade, do ponto de vista dos oprimidos. Em um dos versos, Conspira diz:

“Tu tem um carro da cor da minha bike e uma empregada da minha cor”.

Em outro trecho, Conspira segue como se questionasse a conduta de uma pessoa da elite que oprime o empregado.

“Tem medo que seu faxineiro mexa no seu relógio importado / Mas só oprime o pobre coitado, porque tem que ter o filho alimentado”

O Preço do Mundo ainda cita momentos da política atual, de forma direta em indireta. O som já começa com uma rima falando do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que não vai dar um “jump” nas costas do MC.

Os seguidores do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), também receberam indireta em uma parte do rap.

“Não tá na escola de pobre, no bairro de preto / Não tá pelo gueto, só vejo defeito / Puro preconceito, vestiu a carapuça do novo prefeito”

Na segunda parte da música, cantada por Rude, a luta de classes continua sendo evidenciada, como no verso que ele diz sobre as “brigas territoriais de quem controla a renda”.

Ao falar com as pessoas da quebrada, o artista tenta um diálogo motivacional. Assim como na primeira parte, o rap continua trazendo na letra críticas da conjuntura política, como as polêmicas sobre o desvio de dinheiro de merenda escolar no Estado de São Paulo.

“Vezes o menos é mais eficaz, entenda / Sermos simples e eficaz, sem roubar merenda”

A música foi composta em parceria entre os dois MCs: Rude, que também é roteirista, editor audiovisual e sócio da La’Vonte Crew, morador da região de Santo Amaro, e Conspira MC, artista que se apresenta nos trens da CPTM, morador do Grajaú. A produção ficou por conta do DJ Vampiro, da La’Vonte Crew, e o lyric vídeo foi feito por Bueno.

Rude (frente) e Conspira MC | Foto: Reprodução/Facebook

Comentários

Comentários

Colabore com a Ponte!

Enviar um comentário

Contribua com a Ponte

Clique para doar