Promotor pede prisão de policiais militares que mataram Luana Barbosa

    MP denuncia os três PMs por homídio triplamente qualificado, com motivo torpe, feito por meio cruel e sem chance de defesa; delegado havia apontado apenas ‘lesão corporal’

    Luana morreu após uma abordagem em abril de 2016 | Foto: arquivo pessoal

    O promotor Eliseu José Berardo Gonçalves denunciou os três policiais militares acusados de matar Luana Barbosa dos Reis por homicídio triplamente qualificado. São eles Douglas Luiz de Paula, Fábio Donizeti Pultz e André Donizeti Camilo. A morte aconteceu no dia 13 de abril de 2016, na periferia de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e somente em 5 de abril deste ano a Polícia Civil indiciou o trio.

    A denúncia será encaminhada nesta sexta-feira (20/4) para o juiz José Roberto Bernardi Liberal. “Houve motivação torpe, efetuada por meio cruel e sem a mínima chance de defesa. Os policiais deliberaram matar Luana porque ela reagiu a uma abordagem desnecessária”, afirmou à Ponte o promotor Gonçalves, que também pediu a prisão preventiva dos policiais.

    O processo de inquérito foi concluído no 3º Distrito Policial de Ribeirão Preto em 5 de abril. Depois disso, foi enviado ao Ministério Público. Na conclusão do inquérito, o delegado Euripede Stuque indiciou os três PMs por lesão corporal seguida de morte.

    Na época do crime, os três PMs estavam lotados no 51º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior). Em abril de 2017, a Ponte divulgou que o policial Douglas Luiz de Paula havia se aposentado e Fábio Pultz e André Camilo realizavam “serviços administrativos” na corporação. Contatada por por e-mail, a assessoria da Polícia Militar não confirmou se os dois últimos ainda realizavam serviços administrativos.

    Lembrando o caso

    Luana morreu na noite do dia 13 de abril de 2016, cinco dias após ser abordada e espancada por três policiais militares no bairro Jardim Paiva II, na periferia de Ribeirão Preto. Segundo boletim médico emitido à época, a morte foi causada por um traumatismo crânio encefálico e uma isquemia cerebral.

    Segundo familiares, Luana levava seu filho a um curso de informática quando parou em frente a um bar para cumprimentar um amigo e foi abordada por policiais militares que circulavam em seu bairro. Ao questionar a abordagem e exigir a presença de uma policial mulher para realizar a revista, Luana recebeu um soco e um chute que a derrubaram no chão, segundo contaram testemunhas aos familiares.

    Ao se levantar, Luana deu um soco na boca de um dos policiais e um chute no pé de outro, sendo então espancada por três PMs com cassetetes e com o capacete que ela usava. Em seguida, Luana foi levada para a delegacia, onde foi registrado um termo circunstanciado. Cinco dias depois, Luana faleceu no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas