Quem foi Valdiram, jogador do Vasco encontrado morto em São Paulo

    Valdiram era negro, de origem pobre, foi jogador de futebol e vivia em situação de rua; ele foi encontrado morto com sinais de espancamento

    Valdiram foi jogador do Vasco e vivia em situação de rua em SP | Foto: Divulgação/Vasco

    Valdiram Caetano de Morais, 36 anos, ou só Valdiram, se tornou nacionalmente conhecido quando atuava pelo Vasco da Gama, clube do Rio de Janeiro. Rápido e com faro de gol, se tornou artilheiro da Copa do Brasil de 2006 ao marcar sete gols pela equipe cruzmaltina. A atuação do jogador nesta temporada levou o Vasco à final contra seu maior rival Flamengo, que se deu melhor no embate, levantando o caneco no Maracanã, considerado o templo sagrado do futebol mundial. No início daquele ano chegou a formar um trio ofensivo ao lado de Romário e Edilson, sob a tutela de Renato Gaúcho.

    Valdiram nasceu em Canhotinho, no agreste Pernambuco, a cerca de 210 quilômetros da capital Recife, em 30 de outubro de 1982. Negro e pobre, Valdiram contou com o apoio do tio, que o criou desde criança para tornar o sonho de jogar bola realidade. Perambulou por vários Estados, atuando por CRB, de Alagoas, Mirassol, no interior de São Paulo, até chegar ao Belenense de Portugal. Após marcar quatro gols em oito jogos pelo Esportivo, do Rio Grande do Sul, chegou ao Vasco. No clube de São Januário, ficou por pouco tempo, foram sete meses até ser afastado por indisciplina. Ele marcou 14 gols em 32 jogos, mas faltava aos treinos.

    Após sua passagem pelo Vasco virou um cigano do futebol, vestindo a camisa de 20 clubes, sem se firmar em nenhum deles. Entre uma indisciplina e outra, acumulou problemas com drogas e bebidas. O dinheiro que recebia era consumido com facilidade, o que fez Valdiram não enriquecer. Sem teto, passou a morar nas ruas alternando bairros do Rio de Janeiro e ora em São Paulo.

    Valdiram era o tipo de pessoa que cuidava da aparência. Ele conversava com outras pessoas em situação de rua contando os casos que tinha presenciado no mundo futebolístico. Tinha o sonho de voltar a endinheirada profissão. Valdiram chegou a gravar vídeos ao lado de outras pessoas em situação de rua, no qual pediu auxílio para sair das ruas e se tratar da dependência química. Em um deles citou em tom de súplica os campeões mundiais pela seleção Romário e Denílson. Após tomar conhecimento de uns dos vídeos, o Vasco se mobilizou no ano passado, que durante quatro meses financiou um tratamento para Valdiram contra a dependência química.

    No entanto, seus dribles e sua frieza na frente do gol não foram possíveis de ir contra as adversidades presentes nas ruas da capital paulista. Segundo a Polícia Militar, por volta das 4h35 de sexta-feira (19/4), uma equipe da 1ª Companhia do 9º Batalhão foi acionada para a Rua Santa Eulália, altura do número 86, em Santana, na zona norte, para atender a uma ocorrência de briga casal.

    Ao chegar ao local avistaram um homem morto que acabara de ser atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Sem saber de quem se tratava, os policias ouviram que a vítima foi atacada a pauladas. A região das ruas Santa Eulália, Ataliba Leonel e Voluntários da Pátria, além da avenida Santos Dumont é conhecida pela prostituição e uso de drogas.

    Com o corpo coberto de ferimentos, Valdiram foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) Norte, a quatro quilômetros de distância. O reconhecimento veio primeiramente por pessoas em situação de rua que conviviam com Valdiram. O corpo já está liberado a espera de que familiares possam buscar a realizar um enterro digno ao ex-atleta.

    Na manhã deste domingo a polícia prendeu três acusados do crime. A investigação segue pelo 13º DP, da Casa Verde, responsável pela área.

    Em sua conta no Twitter, o ex-jogador de futebol e atual comentarista da TV Globo Walter Casagrande Junior postou uma foto de Valdiram e uma crítica ao governo de São Paulo. Conhecido por não esconder sua dependência química e por comemorar cada dia de sobriedade, Casão como é conhecido, se sensibilizou com a notícia da morte de do ex-atleta.

    “Esse é o ex-jogador do Vasco Valdiram, que foi encontrado morto, espancado nas ruas de São Paulo. Ele era dependente químico e estava vivendo na Cracolândia. Até quando o governo de São Paulo vai fingir que isso não existe? Se eles ficam olhando esse cenário de camarote, é porque não tem o mínimo conhecimento dessa terrível doença, e eu tenho propriedade para falar porque também sou dependente químico e vivo em recuperação. Alcancei minha sobriedade com muita luta e sofrimento. Sofro muito com isso”, disse Casagrande.

    Procurada, a Prefeitura informou que seu sistema de buscas de atendimento do serviço social fica indisponível aos domingos, passando a funcionar na segunda-feira (22/4). No entanto, informou que o nome de Valdiram Caetano de Morais consta em seus registros. Nesta segunda-feira*, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informou, em nota, que o ex-jogador foi atendido pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) Casa Verde, Sé, Santa Cecília e Santana, desde julho de 2018 até início de 2019, tendo recusado a maioria dos atendimentos. “Além disso, ele passou pela rede direta – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Santana e de Vila Maria. Acrescenta-se que Valdiram só aceitou vagas de pernoite por alguns dias no Centro de Acolhida Zaki Narcki e CTA Santana, com último registro de acolhimento em 18 de janeiro deste ano”, aponta a nota.

    Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que a Polícia Civil investiga a morte de Valdiram Caetano de Morais. “O homem foi encontrado morto na Rua Santa Eulália, em Santana, na zona norte da Capital, na última sexta-feira (19/4). O caso foi registrado como homicídio simples no 13° DP e é investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), por meio de inquérito policial. Três suspeitos de participação no crime foram presos na manhã deste domingo (21/4) e estão sendo ouvidos pela autoridade policial. O corpo da vítima já foi liberado e aguarda a retirada pelos familiares”. Nesta segunda-feira, um dos três suspeitos foi liberado. Os outros dois ainda estão presos.

    Já o Clube de Regatas Vasco da Gama publicou em seu site uma nota de pesar em seu site. “O Club de Regatas Vasco da Gama comunica, com pesar, o falecimento do ex-atacante do Clube Valdiram. Ele tinha 36 anos. Seu corpo foi identificado neste sábado (20/04), em São Paulo. As causas da morte ainda são desconhecidas.

    Valdiram chegou ao Vasco em 2006 contratado junto ao Esportivo (RS). Logo se destacou, tendo terminado como artilheiro da Copa do Brasil daquele ano, quando o Gigante da Colina terminou com o vice-campeonato. Sua passagem por São Januário se encerrou em 2007.

    Em fevereiro de 2018, ao tomar conhecimento de que Valdiram vinha dormindo na rua, após dar como vencida uma batalha contra as drogas e o alcoolismo, o Clube conseguiu junto a uma conceituada clínica médica do Rio de Janeiro que o ex-jogador pudesse se tratar gratuitamente e retomar a vida. Valdiram ficou internado durante quatro meses, deixando a clínica no dia 23 de junho”, finaliza o clube.

    *Reportagem atualizada no dia 22/4 Às 14h20

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas