Rota mata dois suspeitos em suposta perseguição no extremo sul de SP

    Caso aconteceu no Grajaú na manhã desta terça-feira (24/12); é a quarta morte em ação da PM na capital paulista em menos de 24 horas

    Local onde suspeito foi morto pela Rota | Foto: Maria Teresa Cruz/Ponte Jornalismo

    Dois suspeitos foram mortos pela Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), a tropa mais letal da PM paulista, na Avenida Antônio Carlos Benjamin dos Santos esquina com Travessa Giuseppe Tartini, no Grajaú, extremo sul de São Paulo, nesta terça-feira (24/12), durante uma suposta perseguição após um roubo de carro. As vítimas ainda não foram identificadas.

    De acordo com testemunhas, o caso aconteceu um pouco depois das 11h, quando a avenida, repleta de comércio, bares e restaurantes, estava cheia de gente fazendo as últimas compras para a ceia de Natal.

    “Eu não quero me comprometer, tenho medo, mas foi uma perseguição. Eles não eram daqui, não”, diz uma moradora. Outro jovem, que também não quer dar tantos detalhes à reportagem, simplesmente confirma que “era final da manhã quando uma viatura passou correndo e logo vieram os tiros”.

    Um vídeo que circulou em grupos de Whatsapp de moradores da região mostra uma das vítimas caída no meio da avenida e algumas pessoas, que estão gravando com o celular, comemorando a ação policial.

    Uma testemunha informou que viu um dos suspeitos sendo resgatados e que ele teria sido levado ao Hospital Geral do Grajaú. A Ponte tentou contato com a Secretária da Saúde de SP e com o hospital mas não obteve êxito.

    Segundo a assessoria de imprensa da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), o caso foi remetido ao DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), mas “devido o recesso de Natal, maiores informações apenas nos próximos dias”.

    Nesta quarta-feira (25/12), a pasta enviou nota confirmando duas mortes de homens ainda não identificados, a data e o local dos fatos. “Os PMs foram informados, via Copom, sobre o roubo de um GM/Onix e, ao seguirem pela Avenida Antônio Carlos Benjamin dos Santos, se depararam com o veículo subtraído e os criminosos começaram a fugir. O trânsito impediu que os suspeitos conseguissem acessar outra via, fazendo com que desembarcassem e realizassem disparos contra os policiais, que intervieram. Na ação, os dois suspeitos foram baleados e um PM também se feriu na mão esquerda”.

    Também informaram que os suspeitos foram levados ao Hospital Geral de Grajaú e ao Pronto Socorro Maria Antonieta, e ambos não resistiram, e o policial foi levado ao Hospital Cruz Azul, onde foi submetido à cirurgia, mas não informaram o estado de saúde dele.

    “As armas envolvidas na ocorrência, incluindo duas pistolas calibres 9mm e 7,65 que estavam com os assaltantes, e munições foram apreendidas. O caso foi registrado como roubo, resistência, lesão corporal e homicídio simples – morte decorrente de intervenção policial pelo DHPP, setor responsável pelas investigações”, informa trecho final da nota.

    Duas mortes na zona norte

    A morte ocorrida na véspera de Natal no Grajaú é a quarta na capital paulista em menos de 24 horas. Na madrugada desta terça-feira, duas pessoas foram mortas no Parque Novo Mundo, na zona norte de São Paulo.

    Em nota, a SSP-SP informou que homens chegaram armados em dois veículos e dispararam contra a base da PM na região. “Um deles tentou lançar um artefato incendiário contra a unidade”, diz a nota. No revide, dois suspeitos foram mortos. Outros conseguiram fugir, mas a pasta não detalhou quantos eram. Um deles morreu no local e o outro chegou a ser socorrido e levado ao hospital São Luiz Gonzaga, no Jaçanã, mas não resistiu.

    “Foram apreendidos um revólver e uma pistola 380, que foram encaminhados à perícia, assim como as armas dos policiais envolvidos na ação”, diz final da nota. O DHPP também é o responsável pela investigação dessas mortes.

    Ainda na segunda-feira (23/12), segundo o G1, uma base da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Santana do Parnaíba, na Grande SP, foi alvo de um ataque e três viaturas foram incendiadas. Ninguém foi preso.

    Reportagem atualizada às 19h16 do dia 25/12 para inclusão da nota da SSP-SP e a confirmação de mais uma morte, totalizando duas vítimas da ação da Rota, modificando o título e a linha-fina

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas