‘Chama a minha mãe’, grita jovem agredido por seguranças da CPTM

    Vídeo gravado na Estação Dom Bosco, na zona leste de São Paulo, mostra seguranças dos trens imobilizando vítima com truculência

    Nesta segunda-feira (12/11), seguranças da Estação Dom Bosco, linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foram filmados por um passageiro enquanto agrediam um rapaz. De acordo com testemunhas, ele seria um “marreteiro” – como são conhecidos os vendedores ambulantes no transporte público. No vídeo, o rapaz tenta se desvencilhar das agressões em em determinado momento grita: “Chama minha mãe”.

    Segundo testemunhas, o homem teria se recusado a ser algemado e os seguranças passaram a tentar imobilizá-lo com violência. Após gritos de passageiros que ficaram revoltados com a cena, o homem foi levado para uma sala, não sendo mais possível visualizar a continuação da ação. 

    O estudante de jornalismo Brian Alan, 23 anos, foi quem fez o vídeo porque ficou indignado com a atitude dos seguranças. “Não sabemos exatamente o que aconteceu. O que de fato me indignou foi a violência contra o cara, porque, independente da ação, ele não tinha mostrado violência contra os seguranças. Se os usuários não tivessem gritado contra a ação não sabemos o que poderia acontecer”, afirmou o jovem.

    A reportagem procurou a CPTM*, que enviou a seguinte nota: “Agentes de Segurança surpreenderam o ambulante no interior de uma composição, na Linha 11-Coral. Ao ser abordado, ficou exaltado e passou a ofender os agentes e usuários. Conforme prevê o regulamente de viagem da CPTM, ele foi desembarcado na Estação Dom Bosco. A Companhia irá apurar o ocorrido e tomará as medidas administrativas cabíveis”.

    Seguranças da CPTM imobilizam suposto “marreteiro” com truculência | Foto: reprodução

    *Reportagem atualizada dia 12/11, às 18h56

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas