Sem substituto, ouvidor das polícias se diz ‘desconfortável’ na função

    Novo titular deveria ter assumido em novembro, mas governador Geraldo Alckmin ainda não escolheu o nome; indefinição mantém Júlio César Fernandes Neves na função por tempo indeterminado

    Júlio César Fernandes Neves é ouvidor das polícias de SP desde 2013 | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

    A Ouvidoria das Polícias de São Paulo deveria ter mudado seu titular em novembro do ano passado, quando teve fim o mandato de Júlio César Fernandes Neves. Porém, indefinição envolvendo a lista tríplice com os nomes dos candidatos a substituí-lo faz com que o atual ouvidor siga na função além do período legal.

    “Eu me sinto desconfortável em atuar sem mandato”, reconhece Neves em entrevista à Ponte. Nomeado pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB) em 13 de dezembro de 2013 para o primeiro mandato, o atual ouvidor seguiu na função por mais dois anos, período que terminou em novembro de 2017 – cada mandato dura dois anos.

    Alckmin recebeu em 1º de dezembro a lista com os nomes dos três candidatos mais votados em eleição do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe). Atualmente, a escolha de quem ocupará a vaga de ouvidor envolve uma eleição no Conselho, que encaminha três nomes para o governador de São Paulo escolher o novo ouvidor. Há um projeto de lei que tenta transferir a indicação ao secretário de Justiça, sem necessidade de participação da sociedade civil.

    Antes de chegar às mãos de Alckmin, o processo passou pela Secretaria da Justiça, conforme decreto de lei número. A pasta recebeu o documento no dia 22 de novembro para repassá-lo oito dias depois à Casa Civil.

    Questionada pela Ponte, a assessoria de imprensa do Governo do Estado afirmou que o governador Geraldo Alckmin recebeu a lista no ano passado. Contudo, declarou não haver prazo para o anúncio do nome escolhido com atuação até novembro de 2019.

    “Está em análise pelo governo do Estado de São Paulo a lista tríplice apresentada para o cargo de Ouvidor da Polícia. Como determina o Decreto Nº 60.020/2013, enquanto não há decisão sobre nova nomeação, responderá pelo expediente do órgão seu último titular, até a conclusão do processo”, explica a nota oficial. Sem esta escolha, Júlio César Fernandes Neves seguirá como titular em exercício.

    Neves sustenta que seguirá fiscalizando normalmente o trabalho das Polícias Civil e Militar, mesmo sem saber até quando será, de fato, ouvidor. Ele afirma que participou de um encontro com o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, que prometeu solucionar o caso. Até o momento, a situação permanece indefinida.

    Os candidatos

    A eleição realizada no Condepe contou com quatro participantes. Destes, apenas o advogado Walter Forster não seguiu adiante. A lista tríplice em posse do governador Geraldo Alckmin é formada pela advogada Isabel Figueiredo, pelo primeiro ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Benedito Mariano, e pelo também advogado Willian Fernandes. A Ponte entrevistou os três postulantes ao cargo de ouvidor.

    Mariano (à esq.), Isabel e Willian (à dir.) integram lista tríplice | Foto: montagem

    Em 2015, Isabel foi secretária-adjunta de Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal e, em sua fala, destacou a necessidade de “retomar a percepção do governador Mario Covas, que dizia que a Ouvidoria nasceu de uma necessidade democrática e que é fundamental para abrir os olhos do Estado onde há cegueira”.

    Mariano comandou a Ouvidoria de 1995 a 2000, ano em que assumiu a ouvidoria geral da Prefeitura de São Paulo e seguiu até o ano seguinte. Para ele, a taxa de letalidade da polícia “ainda é muito alta”. “Tornar público os dados e monitorar os processos nas corregedorias é uma forma de contribuir para diminuir os índices de letalidade policial”, diz.

    Criador do Colégio Nacional de Ouvidores de Defensorias Públicas do Brasil, o advogado e mestre em gestão e políticas públicas Willian Fernandes diz ser necessário aproximar a ouvidoria da sociedade. “Uma ouvidoria legitimada tem condições de ser ouvida, formular propostas, e monitorar sua implantação. Além disso, o órgão detém uma estrutura que, apesar de escassa, pode ser mobilizada de maneira inteligente na elucidação de casos, especialmente os paradigmáticos”, aponta.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas