“Seminário 10 Anos dos Crimes de Maio” acontece nesta segunda-feira em SP

    O Seminário 10 Anos dos Crimes de Maio acontece nesta segunda-feira (9) em São Paulo. A ideia do evento é debater a seguinte questão: uma década após os crimes de maio, o que temos a dizer?

    Em 2006, cerca de 564 pessoas foram assassinadas entre 12 e 20 daquele mês. A maioria, executada por policiais militares. As mães e familiares das vítimas até hoje denunciam a falta de investigação, apuração, processamento e responsabilização dos policiais envolvidos e do próprio Estado.

    Mesmo alguns inquéritos policiais instaurados na época foram arquivados. Os eventos de maio marcaram mais um dos episódios de violência do Estado, mas a letalidades policial em São Paulo continua uma das mais altas do mundo.

    Só neste ano, em janeiro e fevereiro a polícia matou 137 pessoas, uma margem de duas pessoas executadas por policiais por dia. Há casos, ainda, envolvendo grupos de extermínio, compostos por policiais militares e não são poucos os casos conhecidos, como Osasco e Carapicuíba.

    O evento, em si, questiona: o modus operandi revela os procedimentos de execução sumária? E com relação ao PCC, o que pode ser dito?
    Data e horário: 09.05.2016 (segunda-feira) 14h às 17h
    Local: Auditório do IBCCRIM – Rua Onze de Agosto, 52 – 2º andar – São Paulo/SP.

    Programação:
    Mesa 01 | Violência e Letalidade Policial: Os Crimes de Maio
    • 1º Expositora: Débora Maria da Silva
    • 2º Expositor: Bruno Paes Manso
    • Mediadora: Gorete Marques

    Mesa 02 | Crime Organizado e Grupos de Extermínio
    • 3º Expositora: Camila Nunes Dias
    • 4º Expositora: Ariadne Lima Natal
    • Mediadora: Lila Coutinho

    Encerramento

    Tempo de apresentação: 30 min. para cada expositor.
    Perguntas e respostas: 15 min.

    Expositores:
    Débora Maria da Silva, do movimento Mães de Maio e lutadora Social por Direitos Humanos, além de ser uma educadora popular.

    Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Violência da USP, jornalista da Ponte Jornalismo e doutor em Ciências Políticas pela USP.

    Camila Nunes Dias, doutora em Sociologia, professora adjunta da UFABC (Universidade Federal do ABC) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, além de também ser pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP).

    Ariadne Lima Natal, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP e doutoranda em Sociologia pela USP.

    As inscrições são gratuitas através do site: www.ibccrim.org.br.

    Também é possível acompanhar as discussões pela internet, através do link: http://itv.netpoint.com.br/ibccrim/

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas