Websérie “O Filho dos Outros” discute redução da maioridade penal

    Série tem pré-estreia amanhã em SP, no Dia Internacional de Combate ao Racismo, e estreia na web a partir de quarta-feira (22)

    Nesta terça, dia 21, acontece a pré-estreia, em São Paulo, da websérie “O Filho dos Outros”, com depoimentos de jovens, mães de internos na Fundação Casa e especialistas que estudam a fundo as questões que envolvem a proposta de redução da maioridade penal no Brasil.

    Ao todo são quatro episódios, com duração de 13 a 18 minutos cada, produzidos pelo coletivo Rebento, que é formado por jornalistas, documentaristas e artistas que pretendem qualificar e aprofundar o debate sobre a redução da maioridade que atinge diretamente a camada mais pobre e mais excluída da sociedade, por isso, foi escolhido o Dia Internacional de Combate ao Racismo para a pré-estreia.

    O Filho dos Outros
    Material de divulgação de “O Filho dos Outros”

    O evento, gratuito, acontece na sede da Cia Mungunzá de Teatro, na rua dos Gusmões, 43, no centro de São Paulo, das 18h30 às 23h. Além da exibição dos quatro episódios, também será realizada uma roda de conversa e a entrega das recompensas para quem financiou a realização da websérie. A partir da quarta-feira, dia 22, os episódios serão liberados no Facebook e no Youtube. Confira a sinopse dos quatro capítulos da série.

    Episódio 1: “Pea”

    Parte do Coletivo Rebento acompanhou a situação do sistema socioeducativo do Ceará marcado por rebeliões, denúncias de torturas e maus tratos contra os adolescentes internos. Entrevistamos especialistas, entidades de proteção à criança e ao adolescente e outras que acompanham a situação de perto. Entramos em algumas unidades mostrando uma situação degradante e a necessidade de repensar o modo de funcionamento do sistema.

    Episódio 2: “Salmo 121”

    No segundo episódio acompanhamos a história de mães e ex-internos que passaram pela antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), atual Fundação Casa, e que contam a experiência da internação e os impactos sociais e psicológicos desse processo na vida dos jovens e de suas famílias.

    Episódio 3: “Ovelha negra”

    Este episódio discute a entrada de jovens e adolescente no mundo do crime explorando as razões que levem eles a trilhar tais caminhos. Ao mesmo tempo em que contamos essas histórias por meio de história de ex-internos, abordamos o processo de formação e expansão do Primeiro Comando da Capital (PCC), que atualmente domina um percentual importante dos presídios no Brasil.

    Episódio 4: “Roda Gigante”

    Este episódio é uma imersão no universo da juventude de periferia que se encontra em rolezinhos, bailes funks e redes sociais e afirma sua identidade na produção cultural e seus modos de comportamento. Porém, apesar da sociedade consumir suas músicas e seus signos culturais que essa juventude produz, estes jovens são alvo de preconceito e criminalização.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas