Secretário denuncia agressão de PM a morador de rua

    O ex-senador e secretário municipal de Direitos Humanos Eduardo Suplicy disse ter visto policiais cometendo agressão em frente à pasta, no centro de São Paulo

    NoticiaO ex-senador e secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), afirmou na manhã desta quarta-feira (18/03) à Ponte Jornalismo ter visto uma cena de violência deliberada em frente à sede da pasta onde trabalha na tarde de terça-feira (17/03). Um vídeo divulgado no Facebook mostra Suplicy discutindo com policiais.

    “Estava voltando do almoço com o Adriano Diogo [ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo)] quando ele me falou: ‘puxa, eu acabei de ver uma cena de violência com policiais e moradores de rua’. Resolvi ir até lá”, diz o secretário.

    O ex-senador, de 73 anos, afirma que, quando chegou, viu dois moradores de rua muito exaltados conversando com policiais que estavam tentando encostá-los na parede. “Quando eu cheguei próximo, um policial jogou gás de pimenta nos olhos de um dos rapazes e ele ficou sem poder ver. Depois, deu uma cassetada no peito do rapaz e, em seguida, ele deu uma rasteira no rapaz, que bateu com a cabeça na porta da secretaria” diz.

    20150318114711idj3BdqJkaEle considerou uma afronta aquilo acontecer na frente da secretaria de Direitos Humanos. “Aí eu falei ‘parem de bater’ e até tentei puxá-lo [o morador de rua], quando chegaram alguns policiais e esse PM, que aparece na foto que foi divulgada, começou a me empurrar e falou para eu me afastar. Daí eu falei que era secretário e que não ia permitir que houvesse esse tipo de procedimento”, explica.

    Ainda de acordo com o secretário, funcionários da pasta disseram a ele que os dois moradores de rua são pessoas que normalmente comparecem ao balcão para pedir assistência, das mais diversas. “De inicio (foi o que me falaram, eu não vi), parece que um dos rapazes tinha agredido uma senhora e eles estavam brigando entre eles por isso, quando os policiais chegaram”, afirma à reportagem.

    Eduardo Suplicy afirmou que ambos estavam aparentemente sob efeito de alguma droga e, por isso, ficaram exaltados. “Mas não é motivo para uma agressão daquele tamanho”, conclui. Em seu Facebook, o ex-senador afirmou que precisou “ser muito assertivo” na ação.

    Nesta quarta-feira, Suplicy disse que estava no Butantã a pedido de uma pessoa que solicitou averiguação a um caso de infração de Direitos Humanos. “Em uma cidade como São Paulo, o que não falta é trabalho para os Direitos Humanos”.

    Outro lado

    Procurada pela reportagem, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirmou que “os PMs foram acionados para atender uma ocorrência de agressão a uma mulher. Ao chegarem no local, dois suspeitos investiram contra os policiais e tiveram que ser algemados. Neste momento, houve a intervenção do secretário Eduardo Suplicy. A atitude dos policiais foi correta e está validada por testemunhas”.

    .

    Assista ao vídeo em que Suplicy discute com os policiais:

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas