Suspeito de participar do sequestro de Washington Olivetto é preso no México

    Conhecido como Comandante Emílio, Raúl Julio Escobar Poblete foi apontado pela Polícia Civil de São Paulo como um dos responsáveis pelo arrebatamento do publicitário, em dezembro de 2001

    Caramante
    Raúl Julio Escobar Poblete foi encontrado em um táxi – Imagem: Reprodução

    Conhecido como Comandante Emílio, Raúl Julio Escobar Poblete, um dos investigados pela Polícia Civil de São Paulo sob suspeita de participação no sequestro do publicitário Washington Olivetto, em 2001, foi preso no México. Poblete era procurado em 190 países.

    Poblete foi encontrado pelas autoridades mexicanas no Estado de Guanajuato, a bordo de um taxi, e é apontado como líder de uma quadrilha especializada em sequestros que agia havia mais de dez anos em Quétaro, San Luis Potisí e também na região onde foi encontrado.

    O publicitário Olivetto foi sequestrado por volta das 19h45 de em 11 de dezembro de 2001 e, após 53 dias em um cativeiro no bairro do Brooklin (zona sul de São Paulo), foi libertado.

    Poblete foi apontado pela Polícia Civil de São Paulo como um dos responsáveis pelo arrebatamento contra Olivetto. Os sequestradores simularam uma blitz policial, no bairro de Higienópolis, na região central de São Paulo, para parar o carro blindado no qual o publicitário estava.

    Ao lado de Pablo Hoffman, Poblete foi apontado como um dos braços operacionais da quadrilha liderada por Mauricio Hernandes Norambuena, preso até hoje no Brasil pelo sequestro de Olivetto.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas