> volte para o site da Ponte

Tamo junto

O programa de membros da Ponte Jornalismo

Você precisa da Ponte. A Ponte precisa de você

A maior parte do  Brasil vive a realidade da violência do Estado. Do ódio racista. Da opressão do patriarcado. Da pobreza. A missão da Ponte Jornalismo é trazer denúncias que ajudem a mudar essa realidade.

Quando a polícia diz que matou um jovem negro em legítima defesa, a gente mostra o que a versão oficial omite. Quando a Justiça prende sem provas, a gente prova a inocência de quem foi encarcerado. Quando o Estado massacra o protesto do povo periférico, a gente ouve e amplifica a voz que vem da quebrada. As histórias que outros veículos, com mais dinheiro e alcance, preferem ignorar estão na página inicial da Ponte.

É uma missão que se tornou ainda mais urgente com a chegada ao poder de Jair Bolsonaro, João Doria, Wilson Witzel e outros políticos da extrema direita, que vêm estimulando as forças policiais a matarem mais do que nunca. Se a Ponte era importante em 2014, quando foi criada, em 2020 ela é indispensável.

Além de coragem, o jornalismo de causa precisa de dinheiro e da participação dos leitores. Por isso, criamos o TAMO JUNTO, um programa de apoio que coloca você dentro da Ponte Jornalismo.

Como a Ponte transforma vidas

  • Em 2022, com apenas um editor e dois repórteres, a Ponte ajudou a libertar jovens negros presos injustamente, influenciou os maiores veículos do país, ganhou prêmios e denunciou o racismo da lei de drogas brasileira no Washington Post. Com sua ajuda podemos fazer muito mais. Confira os impactos da Ponte em 2022. 

 

  • Em um único caso, em 2018, a Ponte influenciou na absolvição de 18 ativistas detidos injustamente, ao revelar que a prisão havia sido armada com a participação de um capitão do Exército atuando ilegalmente como infiltrado.

 

  • Desde 2014,  Ponte ajudou a tirar da prisão dezenas de pessoas que haviam sido vítimas de prisões injustas.

Wilson Rosa, vendedor

Inocentado após denúncia da Ponte

“Pessoal, ajuda esse trabalho, que é um trabalho sério, é um trabalho que ajuda o pessoal da comunidade, assim como me ajudou e ajudou minha família, nos ajudou. Eu peço o apoio a todos vocês, que ajude o trabalho da Ponte.”

Marcelo Dias, produtor cultural

Inocentado após denúncia da Ponte

“Em busca da verdade sólida, mesmo: isso faz com que a Ponte seja esse veículo que traz confiança e transparência para a gente da periferia. A gente sabe que a gente vai falar e vai ser a nossa linguagem, vai ser a nossa verdade, vai ser a verdade dos fatos.”

Por que você é importante para Ponte

O jornalismo que fazemos precisa ser livre e independente. As denúncias da Ponte são importantes demais para ficarem acessíveis apenas a quem pode pagar. Como nossas reportagens são gratuitas e nosso trabalho incomoda demais a maioria dos anunciantes, precisamos dos nossos leitores. Precisamos da sua ajuda. 

É preciso pagar pelo trabalho dos jornalistas que se arriscam afrontando o Estado em busca da verdade. É preciso remunerar cada vez mais profissionais em diversas partes do país para dar conta de denúncias que as mídias locais não mencionam e a imprensa nacional ignora. É preciso investir na estrutura de vídeos, séries e podcasts para produzir um conteúdo tão impactante que viralize e atinja cada vez mais pessoas.

Venha ser um parça/defensor e faça parte de tudo isso. Alguém que fará a Ponte transformar cada vez mais realidades. Não só dando grana, mas também ajudando a construir a Ponte com participação e ideias. 

As vantagens de fazer parte do nosso time

Não é à toa que o nosso programa de apoio se chama TAMO JUNTO. Com ele, você vai fazer parte do nosso dia a dia e da nossa luta. 

R$ 20/mês ou R$ 250/ano

A partir das quantias acima, você faz a Ponte chegar mais longe

> volte para o site da Ponte