‘Taxa de homicídios de jovens negros está em um patamar sem precedentes’

    Para relator da ONU, Philip Alston, não importa se é ou não genocídio; o urgente é discutir o que tem sido feito para cessar as mortes

     

    O Brasil é antigo conhecido do relator para pobreza extrema e direitos humanos da ONU, Philip Alston. Há dez anos, ele esteve no país para avaliar a letalidade policial e produziu um relatório analisando a quantidade expressiva de mortes e o envolvimento de policiais em grande parte delas. Chegou a ser chamado por autoridades brasileiras de irresponsável. “ Algumas das autoridades estaduais, particularmente no Rio de Janeiro, receberam de forma negativa a minha visita. Mas, novamente, isso é bastante normal. Lamento ter que dizer, nenhum governo gosta de críticas e o caminho fácil é dizer sobre mim ‘ele não entende os fatos e suas recomendações são loucas’. Mas o papel do relator especial é estimular o debate dentro da comunidade”, afirma Alston, com bom humor comedido, em entrevista à Ponte durante o 15º Colóquio Internacional de Direitos Humanos, realizado pela Conectas Direitos Humanos, em São Paulo.

    Para ele, dizer “genocídio da população negra” talvez não se enquadre, do ponto de vista legal, do que se entende internacionalmente pela expressão. Contudo, Philip Alston afirma que perder tempo discutindo o termo é bobagem. “O debate se é genocídio ou não é uma distração, porque a questão real é o que está sendo feito para detê-lo”, afirma. 

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas