Usar prisão como vingança é pouco inteligente, diz juiz Luís Valois

    Tráfico de drogas, facções, encarceramento feminino e superlotação nos presídios brasileiros foram temas discutidos em SP

    O jornalista Fausto Salvadori (à esq.), da Ponte, o juiz Luís Carlos Valois (centro)e a advogada Dina Alves – Foto: Kaique Dalapola/Ponte Jornalismo

    “Ao ser usada como uma forma de se vingar do criminoso, a prisão acaba sendo a opção menos inteligente que o Estado pode tomar como medida punitiva”, afirmou o juiz da Vara de Execução Penal do Amazonas, Luís Carlos Valois, durante evento na zona leste de São Paulo que reuniu, na noite desta quinta-feira (16/02), especialistas para debater o sistema carcerário. O juiz ficou conhecido nacionalmente por negociar o fim da rebelião sangrenta, que terminou com 56 mortos, em Manaus no início deste ano.

    Para o magistrado, o ódio sentido pelas vítimas não pode mover o Estado. “No Amazonas, paga-se R$ 5 mil por cada preso. Olha que absurdo: ele rouba um Motorola, de R$ 500, e é gasto com ele o valor de um iPhone por mês”.

    “Nós temos um sistema penitenciário ilegal, já que não existe educação, saúde, cultura adequada. Por isso não dá para se falar de solução para o sistema penitenciário que não segue o que a própria lei manda”, disse Valois.

    “É um terror imaginar que aquilo que eu vi também está dentro da gente”

    Guerra às drogas

    A política de combate às drogas no Brasil também foi colocada pelos palestrantes e pelos integrantes de movimentos de direitos humanos e desencarceramento presentes no evento como um dos principais problemas da superlotação dos presídios no Brasil.

    A advogada Dina Alves, especialista em cárcere feminino, disse que em sua tese de mestrado sobre prisão de mulheres negras, detectou como o tráfico de drogas é o grande argumento para as prisões de mulheres.

    De acordo com a advogada, as detentas que acompanhou tinham um mesmo perfil. “São negras, pobres, da periferia; quase todas jovens, uma de 70 anos e banguela”.

    Dina passou oito meses fazendo visitas em presídios femininos e ressaltou que a imensa maioria das presas não é traficante, como a Justiça aponta.

    “Muitas mulheres eram usuárias e foram pegas com pequena quantidade de drogas, outras tiveram a casa invadida e foram presas por se relacionarem com ditos traficantes”, afirma.

    O juiz Valois acredita que “a política de droga serve para selecionar os locais de arbitrariedades da polícia, que é sempre nas periferias”. Nessa mesma linha, Dina ressalta que “dificilmente a polícia vai na USP ou na PUC prender quem está usando droga”.

    Ainda sobre a política de combate às drogas, Valois falou sobre a contradição do Estado nas ações que promove. O juiz explica que, para acontecer as prisões, algum “bem jurídico” deve ter sido tirado. Como exemplo, Valois citou que, em roubos e furtos, o bem jurídico é o objeto levado; em homicídios, é a vida; e, no caso do tráfico de drogas, é a saúde pública.

    “Ele vai preso por prejudicar à saúde pública, mas mora em um lugar sem saneamento básico e vai para a prisão, que é suja, cheia de baratas, e oferece grande risco à saúde”, disse o magistrado.

    Facções

    O encontro também tratou das presenças das facções criminosas dentro dos presídios do país inteiro.

    Outro integrante da mesa, o jornalista Fausto Salvadori, da Ponte Jornalismo, tratando especialmente o sistema carcerário de São Paulo, acredita que “o governo estadual permitiu” a criação da facção PCC (Primeiro Comando da Capital), por ser mais “cômodo” entregar o controle dos presídios para um grupo criminoso.

    O jornalista ressaltou, entretanto, que não houve melhora nas condições dos presos com a expansão das facções, apenas a diminuição do número de rebeliões por causa do controle do PCC.

    A advogada Dina acredita ainda que “o Estado é a maior facção criminosa que existe, com mais armamento, presente em mais lugares, com mais informações”.

    O evento durou cerca de três horas e acabou por volta das 22h30. O juiz Valois participará de uma série de eventos em São Paulo neste fim de semana (18 e 19/2).

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas