Vídeo flagra agressão de PM em motoqueiro com barra de concreto

    Homem, atingido na noite de Natal (25/12), permaneceu internado por quatro dias e recebeu dezenas de pontos na cabeça

    Um PM pega uma barra de concreto, anda alguns metros, se prepara. Logo na sequência, ele dá um golpe certeiro na cabeça de um motoqueiro que passava pela rua, sem nem sequer abordá-lo antes disso. O caso aconteceu no Jardim Jaqueline, zona oeste da cidade de São Paulo, na noite de Natal (25/12) e foi flagrado por câmeras de segurança.

    Vídeo obtido pela Ponte mostra a queda do homem na sequência da agressão, atingindo um veículo que estava no sentido contrário. Os policiais o arrastam para o outro lado da rua. Ele levava sua esposa na garupa. Seu quadro de saúde melhorou apenas neste domingo (29/12), data em que recebeu alta hospitalar, quatro dias após a agressão.

    A vítima, que tem 23 anos, teve afundamento craniano e recebeu, após operação, dezenas de pontos na cabeça e outros na testa, áreas mais afetadas pela agressão do policial, que integra a 3ª Cia do 16ª BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano). Esta companhia é a mesma que atua na favela de Paraisópolis, que registrou um massacre no dia 1ª de dezembro em ação policial em um baile funk, quando 9 pessoas, a maior parte estudante, morreram pisoteadas.

    Questionada pela Ponte, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo, gerida pelo general João Camilo Pires de Campos neste governo de João Doria (PSDB), assegurou que os PMs envolvidos na ação foram afastados do trabalho. A pasta não detalha a quantidade de policiais afastados.

    Sequência mostra PM pegando barra, correndo e, depois de atingir o homem, o arrastando | Foto: Reprodução

    “Polícia Militar esclarece que os policiais que aparecem nas imagens já foram identificados. Diante da gravidade do fato, a Corregedoria instaurou inquérito policial militar para apurar todas as circunstâncias”, assegura a pasta.

    Esta restrição disciplinar ocorre até o fim do inquérito policial e os PMs são retirados do trabalho de rua, atuando em atividades administrativas. Neste período, os policiais mantém seus salários normalmente.

    “As imagens denotam erro grave nos protocolos vigentes na Polícia Militar e todos os envolvidos foram afastados das atividades operacionais, enquanto durarem as investigações”, finaliza a nota da SSP.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas