Criança em casa

Artigo por: Caê Vasconcelos Foto: Divulgação

ELLIOT PAGE FAZ HISTória ao transicionar na vida real e também nas telas 

Em 2020, o ator divulgou uma carta aberta para anunciar sua transição de gênero. Desde então usa sua visibilidade
para denunciar a transfobia e defender
a causa trans.

Elliot Page usou as redes para anunciar que seu personagem em The Umbrella Academy, produção original da Netflix, também passará pela transição de gênero e se chamará Viktor Hargreeves.

A mudança no roteiro do personagem é inédita, segundo o jornalista e homem trans Caê Vasconcelos, pois a própria produção da série foi resistente quanto a transição dele.

“Com a decisão histórica da gigante dos streamings, Elliot entra, de uma vez por todas, na história. E falar em história e visibilidade para pessoas trans e travestis, principalmente para pessoas transmasculinas, é algo urgente”.

No anuncio, o ator colocou a própria experiência de transição como um dos elementos que o fizeram lutar por essa mudança: “A discriminação contra pessoas trans são abundantes, insidiosas e cruéis, resultando em consequências horríveis”.

Caê considera que o ato corajoso e resistente de Elliot é um passo importante na representatividade trans no audiovisual e deve impulsionar pessoas trans que sentem medo de assumirem suas identidades.

“A nova temporada de The Umbrella Academy irá mostrar que, mesmo que os roteiros precisam ser reescritos para que as nossas identidades sejam respeitadas e que possamos seguir inclusos na arte, o sucesso será o mesmo.”

No Dia Internacional de Visibilidade Trans, “celebrar a vida e as vitórias é um dos passos para não sucumbirmos ao ódio da transfobia”, reitera o jornalista.

Leia o artigo completo em ponte.org