‘Zumbi assombra quem?’: livro discute universo negro visto pelos olhos de uma criança

    Com lançamento nesta terça-feira (03/10), obra infantojuvenil do escritor Allan da Rosa mostra as contradições e aprendizados de um menino que tem inúmeras perguntas sobre a história de seu povo

    Escritor e historiador Allan da Rosa: Divulgação

    O escritor e historiador Allan da Rosa lança hoje, às 19h, na Ação Educativa, centro de São Paulo, a sua segunda obra infantojuvenil e o nono livro de sua carreira. Publicada pela Editora Nós, ‘Zumbi assombra quem?’ traz as descobertas de Candê, menino curioso sobre sua história e descendência africana. Unindo questões que envolvem raça, classe, ancestralidade e infância, o título chega ao público às vésperas do Dia das Crianças e próximo ao mês da Consciência Negra.

    De acordo com a sinopse, o enredo flui com personagens inusitados e cenários que vão de quintais a botecos. Pelos olhos do menino, surgem mistérios, alegrias e medos de Zumbi ao lidar com questões que desafiam seu povo há séculos. “Zumbi é um tipo de monstro fedorento caindo aos pedaços ou um guerreiro pensante que mora nos vãos da terra?” A pergunta que martela a cabeça do garoto direciona diálogos com o seu Tio Prabin, com a sua Mãe Manta e, em sonhos e lembranças, com a sua Vó Cota Irene, todos moradores de um bairro periférico.

    O livro discute a História do Brasil, o cotidiano de uma família preta e periférica e seus reflexos, como o impacto do racismo no dia a dia, o genocídio da juventude negra, a violência policial e, principalmente discussões ligadas à construção e modelo de paternidade. Aliás, segundo o autor, foi um livro pensado para seu filho. “Precisei, tanto por meio de historinhas, quanto de estudo da história, apresentar positividade a ele. Na minha busca, eu não queria apresentar só heróis infalíveis e idealizados, mas também as contradições da nossa história. Isso aparece nos diálogos do Tio Prabin com o menino Candê”, conta o escritor Allan da Rosa.

    Artes de Edson Ikê. Capa e duas ilustrações do livro.

    As imagens e cores do livro são de Edson Ikê, ilustrador e designer com uma produção artística marcada por sua intensa pesquisa que dialoga com as expressões da diversidade, da educação emancipadora e da beleza da simplicidade. A xilogravura é a base estética de suas produções. Também ilustrou os livros “No balanço da Maré” e “Sofi a pipa bailarina”.

    O evento conta ainda com atrações musicais. Se apresentam: Bloco Afro Ilu Inã (Afoxé), Conde Favela (jazz) e o grupo Coentro Rosa (quinteto que compõe músicas sobre os contos e prosas do autor).

    Serviço:

    Lançamento do livro “Zumbi Assombra quem?“, de Allan da Rosa
    Ilustrações de Edson Ikê

    Editora Nós

    Quando: 3 de outubro, das 19h às 22h
    Local: Ação Educativa
 | Endereço: Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo

    Ilustração de de Edson Ikê

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas