Segurança tortura jovem em shopping de Belém

    Vídeo postado no grupo do deputado estadual cearense Capitão Wagner no Facebook teria sido gravado no Parque Shopping Belém, localizado em uma das principais rodovias do bairro Parque Verde, da capital paraense

    PrintVídeoTortura
    No vídeo postado no Facebook, segurança golpeia por repetidas vezes a mão da vítima, sob os olhares de outros dois seguranças. Fotos: Reprodução

    Com a legenda “Ladrão foi pego roubando no shoping rio mar, e foi pra sala do professor aloprado receber seu devido aconselhamento (sic)”, um vídeo postado na última quinta-feira (3) por um dos participantes do grupo público do deputado estadual Capitão Wagner (PR/CE) no Facebook mostra um jovem sendo torturado por um segurança do estabelecimento. Este o golpeia repetidas vezes, enquanto outros dois seguranças uniformizados assistem passivamente à cena. Há, ainda, uma mulher no fundo da sala.

    Ao longo do vídeo de um minuto e quatro segundos, a vítima implora desesperadamente que o torturador bata em sua mão esquerda estendida, por não suportar os golpes desferidos incessantemente contra a direita, com o que parece ser um chinelo. O torturador se nega a parar. Os outros dois seguranças intervêm, baixando agressivamente a mão esquerda que o jovem (aos 28 segundos de vídeo), em vão, estende. O homem que tortura o rapaz ainda golpeia sua cabeça (minuto 1:00 do vídeo).

    Tão assustadores quanto a cena de graves violações aos direitos humanos são os comentários abaixo da postagem do vídeo: diversos membros do grupo do Capitão Wagner aprovam a atitude do segurança com comentários como “Ta certo mete a chibata nesse safado” (sic) e “So isso era pra bater mais” (sic), entre outros. A vítima foi chamada de “bixim” e “bactéria do planeta” por um dos integrantes do grupo, que, como outros, considerou um equívoco a cena ter sido gravada, pelas consequências que pode acarretar ao segurança torturador.

    Em nota enviada à reportagem da Ponte, a administração do Parque Shopping Belém afirmou que “apurou os fatos e suas circunstâncias e, por não aprovar e repudiar quaisquer atos de violência em suas dependências, sobretudo por parte de seus colaboradores”, tomou as “providência cabíveis”, demitindo, por justa causa, todos os envolvidos – o segurança agressor e os dois que assistiram à tortura.

    ComentáriosPrintBORRADO

    Capitão Wagner, representante da PM na política

    Político em meteórica ascensão no Ceará, o militar reformado Wagner Sousa Gomes, hoje pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, foi o vereador mais votado da história de capital cearense em 2012, com 43.655 votos, e o deputado estadual mais votado da história do Estado em 2014, com 194.239 votos. Ganhou notoriedade quando liderou a greve de seis dias da Polícia Militar cearense, em 2011 – no curto período de três meses em que assumiu, como suplente, o posto de deputado estadual, cargo ao qual se candidatara em 2010. Tornou-se, então, a mais significativa liderança da PM do Ceará.

    Por conta do alto coeficiente eleitoral obtido pelo grande número de votos de Capitão Wagner, elegeu-se deputado federal, também em 2014, Cabo Sabino (PR/CE), que integra a comissão especial que debate a reforma do Estatuto do Desarmamento – a convite de quem o deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ), notório defensor da liberação do porte de armas, participou de um evento na cidade de Quixidá (CE), em agosto deste ano, para debater o tema.

    Veja o vídeo com as cenas de tortura. As imagens são fortes.

     

    Errata – A primeira versão do texto informava que a cena mostrada no vídeo teria ocorrido no Shopping RioMar Fortaleza, na capital cearense, mas na realidade ocorreu no Parque Shopping Belém, na capital paraense. O erro foi corrigido.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas