Sem apoio do Estado, família encontra jovem que havia sumido após ser levado em carro da PM

    O estudante Wallace Araújo Souza, 18 anos, levado por policiais militares após sofrer um espancamento, foi confundido com um ladrão que teria atacado a mulher de um PM

    20160630 Caramante Wallace
    Wallace Araújo Souza, 18 anos, foi levado por PMs, no sábado (25/06), segundo seus amigos. Familiares o encontram nesta sexta-feira (01/07), machucado, no centro de SP – Foto: André Caramante/Ponte Jornalismo

    Menos de 24 horas depois de a Ponte Jornalismo revelar o desaparecimento do estudante Wallace Araújo Souza, 18 anos, levado por policiais militares após sofrer um espancamento, na divisa dos bairros do Ipiranga e Sacomã (zona sul de SP), o jovem foi encontrado, sem nenhum tipo de apoio do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (01/07) por parentes, no centro da capital.

    Wallace, que é morador da favela de Heliópolis (zona sul de SP) e filho de um coletor de lixo, estava com vários hematomas pelo corpo quando foi encontrado pela mãe, Fernanda Araújo Ferreira. O jovem estava desaparecido desde o início da noite de 25 de junho.

    Estudante sai para comprar coxinha, é espancado, detido pela PM e desaparece

    Ao ser encontrado, Wallace não conseguiu explicar o que aconteceu na noite daquele sábado quando, ao lado de dois amigos, saiu de casa para comprar coxinha e acabou abordado por um homem que se identificou como policial militar. Ele disse apenas recordar ter sido jogado no porta-malas de um carro.

    Os familiares chegaram ao rapaz depois que uma amiga da família viu reportagens sobre seu desaparecimento e se lembrou de tê-lo visto, durante a semana, no centro de São Paulo.

    O policial militar, a bordo de um veículo Gol, particular, passou a agredir Wallace depois de confundir o jovem com um ladrão que teria roubado sua mulher, que o acompanhava no carro.

    Após agredir Wallace, o PM chamou reforço e outros quatro militares, todos fardados e em um carro e duas motos, foram até o cruzamento das ruas Silva Bueno e Lima e Silva.

    As agressões contra o rapaz foram gravadas por câmeras de segurança e testemunhadas pelos dois amigos de Wallace, um de 11 e outro de 14 anos.

    Os dois meninos também viram quando Wallace foi colocado no carro da PM e o militar à paisana, que buscava vingança contra o suposto ladrão de sua mulher, foram embora juntos.

    Os dois PMs que levaram Wallace no carro da corporação foram detidos na manhã desta sexta-feira (01/07) e disseram à Corregedoria da corporação que resolveram abandonar Wallace depois de ele não ter sido reconhecido como o ladrão que atacou a mulher do militar do veículo Gol.

    A Corregedoria já confirmou que o militar que estava no Gol trabalha na região central de São Paulo, mas desconfia da versão de que Wallace foi abandonado perto de Heliópolis, onde vive com o pai, um coletor de lixo. O rastreador do carro da PM mostra que os PMs ficaram algum tempo parado depois do horário da abordagem contra Wallace.

    Durante os seis dias em que esteve pelo centro de São Paulo, Wallace conviveu com moradores de rua e dormiu em abrigos. Vítima de atropelamento quando tinha nove anos de idade, o rapaz tem problemas de saúde que, segundo sua mãe, fazem com que ele tenha a mentalidade de uma criança.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude

    mais lidas