PMs vão testar câmeras acopladas à farda durante patrulhamento em SP

    Fase de teste será realizada em quatro comandos da corporação e vai durar 120 dias. Policiais poderão, no entanto, desligar o aparelho quando quiserem

    Câmeras que serão acopladas às fardas dos policiais militares. Fotos: Divulgação

    Um projeto-piloto começa a ser testado para vigiar os passos de policiais militares de São Paulo. Ao custo de R$ 271 mil, o governo estadual comprou 120 câmeras que devem estar acopladas às fardas de PMs durante o patrulhamento. Na fase de teste, que vai durar quatro meses, os equipamentos serão usados por quatro comandos da corporação: Choque, Ambiental, Trânsito e Área de região central.

    De acordo com entrevista à GloboNews do major Victor de Freitas Carvalho, chefe da Divisão de Imagens da PM, o objetivo é testar, na prática, um projeto que vem sendo desenvolvido há três anos com a finalidade de “melhorar a segurança do policial, dar legalidade, transparência e legitimidade às ações que os policiais desenvolvem”. “Resguarda a ação policial, como também garante veracidade tanto para o policial quanto para a pessoa que vem fazer uma reclamação”, afirmou.

    Na mesma entrevista, o major esclareceu as funcionalidades do equipamento: “A câmera tem um botão de liga e desliga, consegue captar imagens no período noturno com sistema de infravermelho, possibilita que o policial dispare fotos durante a filmagem, capta o áudio do ambiente e tem uma lanterna de led”.

    Questionado sobre a possibilidade de o policial ter a opção de desligar o equipamento na hora em que bem entender, o major respondeu ser este um ponto desfavorável, mas que há momentos de privacidade, como na hora da alimentação. Carvalho explicou que o policial tem acesso ao conteúdo que foi gravado apenas para visualização, através de um display, mas não consegue apagar ou editar.

    Perguntado sobre o que vai acontecer ao PM que desligar o equipamento em uma situação tensa, o major se esquivou e afirmou que isso não invalida a funcionalidade da câmera. Disse, também, que há um botão que o agente pode apertar em momentos de mais tensão, como uma abordagem, para ser mais fácil de localizar depois.

    Reportagem da Ponte ignorada

    A reportagem da Ponte Jornalismo havia solicitado informações sobre o projeto à Secretaria da Segurança Pública (SSP) às 16h16 do dia 3 de janeiro deste ano. A mensagem, enviada à CDN Comunicação, empresa privada contratada para prestar serviços de assessoria de imprensa à pasta, questionava o valor do investimento, se as câmeras já estavam em fase de teste, quantas eram e quando estariam nas ruas, com os PMs.

    A SSP ignorou a solicitação, mas, sete dias depois, os questionamentos foram esclarecidos, em primeira mão, à Globo News, na entrevista ao vivo e exclusiva do major Victor de Freitas Carvalho.

    Às 14h30 da última quarta-feira (11/01), a Ponte Jornalismo reencaminhou à assessoria de imprensa da SSP a mesma solicitação feita no dia 3 de janeiro. Até a publicação desta reportagem, a pasta não havia se manifestado.

    Já que Tamo junto até aqui…

    Que tal entrar de vez para o time da Ponte? Você sabe que o nosso trabalho incomoda muita gente. Não por acaso, somos vítimas constantes de ataques, que já até colocaram o nosso site fora do ar. Justamente por isso nunca fez tanto sentido pedir ajuda para quem tá junto, pra quem defende a Ponte e a luta por justiça: você.

    Com o Tamo Junto, você ajuda a manter a Ponte de pé com uma contribuição mensal ou anual. Também passa a participar ativamente do dia a dia do jornal, com acesso aos bastidores da nossa redação e matérias como a que você acabou de ler. Acesse: ponte.colabore.com/tamojunto.

    Todo jornalismo tem um lado. Ajude quem está do seu.

    Ajude
    2 Comentários
    Mais antigo
    Mais recente Mais votado
    Inline Feedbacks
    Ver todos os comentários
    TameraBold
    5 anos atrás

    I have checked your site and i’ve found some duplicate content, that’s why you don’t rank high in google,
    but there is a tool that can help you to create 100% unique content, search for; SSundee advices unlimited content for your blog

    BestKristie
    5 anos atrás

    I see you don’t monetize your website, don’t waste your traffic, you
    can earn additional bucks every month. You can use the best
    adsense alternative for any type of website (they approve
    all websites), for more info simply search in gooogle:
    boorfe’s tips monetize your website

    mais lidas